América de Cali feminino vence rival e fatura título nacional com recorde de público
Equipe derrotou o Deportivo Cali por 3 a 1, revertendo a desvantagem do primeiro jogo e conquistando o bicampeonato colombiano
Jogando na noite deste domingo (05) o América de Cali derrotou por 3 a 1 seu rival Deportivo Cali, conquistando o bicampeonato colombiano no futebol feminino. Os gols de Catalina Usme e Ingrid Vidal fizeram a festa das mais de 37 mil pessoas no estádio Pascual Guerrero.
Após perder por 2 a 1 no jogo de ida, o América não perdeu tempo e logo saiu na frente. Catalina Usme aproveitou rebote de cruzamento e encheu o pé, abrindo o placar aos 7 minutos. Aos 35, Ingrid Vidal ampliou a vantagem para os “Diablos Rojos”, que passavam a ficar próximo do título no placar agregado.
Entretanto, logo no primeiro minuto da etapa final, a jovem Linda Caicedo diminuiu o placar para o Deportivo Cali, igualando o placar agregado. Mas a camisa 10 do América se tornaria decisiva aos 23 minutos, quando Salazar sofreu pênalti, marcado pela arbitragem. Na cobrança, Usme ainda contou com a sorte da bola bater na mão da goleira Castaño e fez o gol do título da equipe americana.
Além da vitória e conquista dos “Diablos Rojos”, a equipe quebrou o recorde de público que pertencia ao Santa Fé. Em 2017, o clube levou mais de 33 mil torcedores ao “El Campín”, em Bogotá, para a conquista do primeiro título nacional na modalidade, contra o Huila.
Veja os maiores públicos do futebol feminino na América do Sul
Brasil x Suécia (Olímpiadas Rio 2016) – 70.454 torcedores
América de Cali x Deportivo Cali (Campeonato Colombiano 2022) – 37.100 torcedores
Santa Fé x Atlético Huila (Campeonato Colombiano 2017) – 33.000 torcedores
Corinthians x São Paulo (Campeonato Paulista 2021) – 30.077 torcedores
Corinthians x São Paulo (Campeonato Paulista 2019) – 28.862 torcedores
Iranduba-AM x Santos (Campeonato Brasileiro Feminino 2017) – 25.371 torcedores