Abel Ferreira, no Palmeiras, e Jorge Jesus, no Flamengo, são dois técnicos portugueses que dominaram o futebol brasileiro nos últimos anos.
Jorge Jesus, que comandou o Flamengo de 2019 a 2020, com uma conquista de Libertadores e um Brasileirão, e Abel Ferreira, com duas Libertadores e uma Copa do Brasil. O segundo, porém, segue no Verdão e continua seu domínio.
O jornalista Paulo Cogos opinou sobre qual dos dois seria melhor e não teve dúvidas de que Abel vence na maioria dos aspectos.
“Não resta dúvida que Abel é muito maior que Jesus no Brasil na maioria dos quesitos que avaliam o trabalho de um treinador. Duas Libertadores seguidas bastam para dizer sua superioridade em títulos”, escreveu o jornalista em sua coluna na ESPN.
“Ao ter a coragem de brigar sem medo por melhorias no futebol brasileiro, deixa um legado que Jesus nem de perto fez. De caráter, após a canalhice de Jesus contra seu compatriota Paulo Sousa, nem é preciso falar.”
Jorge Jesus seria “escolhido” em apenas uma condição
Porém, ele admitiu que as atuações do time de Jorge Jesus são o que condicionam várias pessoas à dúvida. Foi então que ele disse que o ex-Flamengo seria o escolhido em uma única condição: a de assistir a uma partida.
“Fico assim, então. Se fosse para contratar um técnico para meu time, pensando no longo prazo, iria de Abel Ferreira. Para sentar na televisão e assistir um jogo do Palmeiras de Abel ou do Flamengo de Jesus, não hesitaria em escolher o ex-flamenguista.”
Vale lembrar que, em 13 meses de trabalho no Flamengo, Jorge Jesus foi derrotado apenas quatro vezes. Ele saiu com mais taças conquistadas – cinco no total – do que jogos perdidos pelo Rubro-Negro em pouco mais de um ano.