O atacante polonês Robert Lewandowski já deixou claro que quer deixar o Bayern de Munique rumo ao Barcelona já neste ano de 2022, apesar de ainda ter contrar válido com o clube alemão até o meio de 2023.
Mas Lewandowski está fazendo certo em querer trocar o Bayern pelo Barça? Para o ex-jogador polonês Andrzej Juskowiak, a ida do centroavante para o futebol espanhol pode ser bastante arriscada.
“Posso imaginar Lewa no Barça. Mas também seria um risco. A questão é se ele pode se sair tão bem na Liga Espanhola quanto na Bundesliga”, começou dizendo Juskowiak em entrevista concedida ao “SportBild”.
“A transferência de Messi para o PSG no verão passado é um exemplo assustador para Lewandowski. No Barcelona o jogo era feito sob medida para Messi, tinha companheiros que jogavam perfeitamente por ele, marcava muitos gols. Ele não vem se dando tão bem em Paris e sua imagem sofre com isso”, continuou.
O compatriota de Lewandowski ainda pontuou as vantagens da permanência do artilheiro no Bayern de Munique.
“Não há nenhum clube na Europa onde, como centroavante, você receba tantas assistências de seus companheiros de equipe como acontece no Bayern. Lewandowski constantemente recebe bons cruzamentos e assistências de todos os lados”, avaliou.
“No Bayern, ele vive em uma zona de conforto, todos o apreciam, todos sabem o que ele pode fazer, todos o servem. No Barcelona existem mais jogadores em campo que querem marcar gols e nem sempre procuram o centroavante”, completou Andrzej Juskowiak, que também era atacante.
Andrzej Juskowiak atualmente está com 51 anos de idade e foi revelado no Lech Poznań, da Polônia, mesmo clube que Lewandowski apareceu para o mundo. O ex-jogador depois passou por Sporting-POR, Olympiacos-GRE, Borussia M’gladbach-ALE, Wolfsburg-ALE, Energie Cottbus-ALE, MetroStars-EUA e Erzgebirge Aue-ALE.
Ele também defendeu a seleção polonesa de 1992 a 2001, com 39 jogos e 13 gols.