O técnico Tite admitiu, em entrevista ao jornal inglês The Times, que não conhecia o atacante Raphinha, do Leeds, e que só o convocou por conta de sua equipe de scouting, ou seja, os estatísticos da seleção brasileira.
Ele revelou que “não estava prestando muita atenção” no atacante de beirada do Leeds, mas que tudo mudou após a primeira apresentação. Hoje, Raphinha é nome praticamente certo na Copa do Mundo.
“A equipe de scouting veio até mim dizendo: ‘Dê uma olhada nesse rapaz. Estamos observando ele de perto’. Eu não estava prestando muita atenção, mas eles insistiram: ‘Olhe os números dele!'”, disse Tite na entrevista.
O comandante da seleção brasileira disse então que a atitude a ser tomada foi ligar para Marcelo Bielsa, então comandante do clube inglês, para saber mais sobre o jogador.
“Então ligamos para (Marcelo) Bielsa (ex-técnico do Leeds), que nos deu informações que confirmaram as conclusões. Sua qualidade é impressionante.”
Tite não descarta Roberto Firmino
O técnico Tite não descarta ninguém que já trabalhou com ele para a disputa da Copa do Mundo do Catar. Prova disso é que, na mesma entrevista, ele revelou que ligou para Roberto Firmino, por meio de vídeo chamada, para deixar claro que ele segue no radar da seleção brasileira. Isso após vários outros atacantes tomarem a frente na disputa e ganharem espaço na equipe do Brasil.
“Na quarta-feira passada, fizemos uma videochamada para Roberto Firmino antes de sua partida contra o Southampton. Porque você tem que olhar nos olhos dele nesse tipo de conversa. Para ele saber que ainda o seguimos, que sabemos o quão habilidoso ele é e que sabemos tudo sobre sua recuperação”, disse Tite na entrevista, que logo concluiu.
“Devemos encorajar pelo menos 50 jogadores dentro e fora do Brasil a continuar trabalhando mais.”