Valores seriam destinados a pagamento de dívidas que vem desde 2020
Logo após divulgar uma dívida estimada em R$ 650 milhões de reais, segundo último balanço, o clube do Morumbi vem buscando alternativas para quitar pendências de curto prazo e conseguir respirar financeiramente.
No último domingo em entrevista ao programa Mesa Redonda, da Gazeta, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, revelou que o clube fez recentemente um empréstimo de cerca de R$ 20 milhões de reais.
Segundo Belmonte, o valor foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e será direcionado para pagamento de dívidas que o clube possui com jogadores do elenco tricolor.
“Há alguns dias o Conselho aprovou um empréstimo justamente para que a gente trabalhe essa questão. Esse dinheiro entra em partes.
Nessa semana nós já faremos o pagamento de uma parte. Nessa semana nós já faremos o pagamento de uma parte.
Na semana do dia 20 de maio, mais uma parte, e assim nós faremos ao longo desse segundo semestre principalmente. Nossa ideia é que todo esse valor esteja equacionado até o final do ano”, disse Belmonte.
A origem da dívida com os atletas
Conforme muitos torcedores sabem, a dívida do São Paulo com os atletas não é de agora. Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada, em 2020, o clube fez um acordo com o elenco que pagaria metade do salário por conta da crise financeira passada pelo clube e futebol brasileiro como um todo.
A devolução da diferença aconteceria assim que o clube voltasse as suas atividades normais de faturamento com venda de ingressos, produtos licenciados e demais receitas.
Porém, com a mudança de presidente e gestão dentro do clube, a dívida acabou não sendo acertada com os atletas e herdada pelo presidente Júlio Casares.
Ainda assim, maior parte dos valores da dívida referem-se ao direito de imagem dos atletas.
Já em relação ao salário dos jogadores em carteira, o diretor garante que o clube está no caminho final para a regularização.
“CLT praticamente zeramos no ano passado. De 12 parcelas de CLT, pagamos dez. Faltam duas que agora já serão pagas nesse pacote. A maioria das dívidas é de imagem, luva, acertos com os atletas que começamos a fazer a partir de agora”, completou Belmonte.