Santos x Palmeiras: O que o VAR disse ao anular o gol de Marcos Leonardo?
Árbitro de vídeo interferiu duas vezes em clássico polêmico disputado na Vila Belmiro pelo Brasileirão
O Palmeiras superou o Santos pelo placar de 1 x 0 no estádio da Vila Belmiro, em clássico da oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Além de assumir a liderança alcançando 15 pontos, o Verdão ainda quebrou uma série invicta de dez partidas do Peixe atuando como mandante.
Mais uma vez, a arbitragem gerou bastante polêmica, com duas interferências do VAR. A primeira, ao anular o gol do atacante santista Marcos Leonardo aos 39 minutos do primeiro tempo.
No lance, Léo Baptistão passou pelo palmeirense Zé Rafael e, ao fazer o cruzamento para a área, a bola foi desviada por Gabriel Menino, também do time alviverde, chegando à Marcos Leonardo, que balançou as redes.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpZlFFMm1TNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira assinalou o gol, porém Wagner Reway, que comandou o VAR (sistema de arbitragem de vídeo), solicitou revisão da jogada, ao ver irregularidade antes da conclusão do jogador do Santos: uma falta de Léo Baptistão em Zé Rafael.
Ainda na noite do domingo (29), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou em seu site oficial as conversas entre Luiz Flávio de Oliveira e Wagner Reway durante a consulta ao monitor do VAR.
“Tem esse empurrão. Ele empurra. Luiz, recomendo uma revisão por falta e também, qualquer coisa, tem impedimento para você julgar, ok? Mas tem uma falta. Você julga aqui, ok?”, disse o árbitro de vídeo paraibano.
“Aqui (no lance da falta na origem da jogada) já mata. Estou impedindo o gol e marcando a falta, tá? Impedindo o gol e marcando a falta”, responde Luiz Flávio de Oliveira, que logo em seguida anulou o gol dos donos da casa.
Já no segundo tempo do clássico, o VAR voltou a entrar em cena aos 21 minutos. O lateral do Palmeiras, Marcos Rocha, recebeu a bola dentro da área adversária e foi empurrado pelo volante do Santos, o uruguaio Rodrigo Fernández. Luiz Flávio novamente deixou o jogo seguir, mas recebeu aviso de Wagner Reway.
“Aguarda, Luiz. Checando essa disputa na área. Vai nas costas. Um tranco nas costas. Te recomendo revisão de possível pênalti. O tranco foi nas costas do jogador”, indagou o árbitro de vídeo.
“Ok. Tá bom, estou voltando. Penalidade, tá. Pênalti. Foi nas costas, totalmente nas costas”, disse Luiz Flávio de Oliveira, voltando atrás e marcando a penalidade, desperdiçada pelo meia palmeirense Raphael Veiga.
Em entrevista à TV Globo depois do jogo, o zagueiro Maicon, do Santos, alertou sobre outro lance polêmico, ainda ne etapa inicial, quando Luiz Flávio assinalou impedimento de Marcos Leonardo em contra-ataque do Peixe. Segundo o jogador, o juiz reconheceu o erro no intervalo.
“Tivemos um lance crucial no primeiro tempo, com o Marcos Leonardo, em que ele iria sair na cara do Lomba e não estava impedido. Normalmente o VAR diz que tem que esperar a jogada terminar. Todo jogo tem um lance contra o Santos. O árbitro reconheceu o erro no intervalo”, desabafou o experiente defensor.
Em nono lugar na tabela com 11 pontos, o Santos volta a campo no próximo sábado (4) contra o Athletico, às 19h00, na Arena da Baixada, enquanto o líder Palmeiras enfrenta o Atlético-MG no domingo (5), às 16h00, no Allianz Parque. Ambos os confrontos compõem a nona rodada do Brasileirão.
Após derrota contra o Palmeiras, Maicon detona arbitragem: “Todo jogo tem um lance contra o Santos” – https://t.co/dyWMrK8m9c
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 30, 2022