PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Santos x Palmeiras: O que o VAR disse ao anular o gol de Marcos Leonardo?

Santos x Palmeiras: O que o VAR disse ao anular o gol de Marcos Leonardo?

Árbitro de vídeo interferiu duas vezes em clássico polêmico disputado na Vila Belmiro pelo Brasileirão

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O Palmeiras superou o Santos pelo placar de 1 x 0 no estádio da Vila Belmiro, em clássico da oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Além de assumir a liderança alcançando 15 pontos, o Verdão ainda quebrou uma série invicta de dez partidas do Peixe atuando como mandante.

Mais uma vez, a arbitragem gerou bastante polêmica, com duas interferências do VAR. A primeira, ao anular o gol do atacante santista Marcos Leonardo aos 39 minutos do primeiro tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No lance, Léo Baptistão passou pelo palmeirense Zé Rafael e, ao fazer o cruzamento para a área, a bola foi desviada por Gabriel Menino, também do time alviverde, chegando à Marcos Leonardo, que balançou as redes.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpZlFFMm1TNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira assinalou o gol, porém Wagner Reway, que comandou o VAR (sistema de arbitragem de vídeo), solicitou revisão da jogada, ao ver irregularidade antes da conclusão do jogador do Santos: uma falta de Léo Baptistão em Zé Rafael.

Ainda na noite do domingo (29), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou em seu site oficial as conversas entre Luiz Flávio de Oliveira e Wagner Reway durante a consulta ao monitor do VAR.

“Tem esse empurrão. Ele empurra. Luiz, recomendo uma revisão por falta e também, qualquer coisa, tem impedimento para você julgar, ok? Mas tem uma falta. Você julga aqui, ok?”, disse o árbitro de vídeo paraibano.

PUBLICIDADE

“Aqui (no lance da falta na origem da jogada) já mata. Estou impedindo o gol e marcando a falta, tá? Impedindo o gol e marcando a falta”, responde Luiz Flávio de Oliveira, que logo em seguida anulou o gol dos donos da casa.

PUBLICIDADE

Já no segundo tempo do clássico, o VAR voltou a entrar em cena aos 21 minutos. O lateral do Palmeiras, Marcos Rocha, recebeu a bola dentro da área adversária e foi empurrado pelo volante do Santos, o uruguaio Rodrigo Fernández. Luiz Flávio novamente deixou o jogo seguir, mas recebeu aviso de Wagner Reway.

“Aguarda, Luiz. Checando essa disputa na área. Vai nas costas. Um tranco nas costas. Te recomendo revisão de possível pênalti. O tranco foi nas costas do jogador”, indagou o árbitro de vídeo.

“Ok. Tá bom, estou voltando. Penalidade, tá. Pênalti. Foi nas costas, totalmente nas costas”, disse Luiz Flávio de Oliveira, voltando atrás e marcando a penalidade, desperdiçada pelo meia palmeirense Raphael Veiga.

Em entrevista à TV Globo depois do jogo, o zagueiro Maicon, do Santos, alertou sobre outro lance polêmico, ainda ne etapa inicial, quando Luiz Flávio assinalou impedimento de Marcos Leonardo em contra-ataque do Peixe. Segundo o jogador, o juiz reconheceu o erro no intervalo.

PUBLICIDADE

Tivemos um lance crucial no primeiro tempo, com o Marcos Leonardo, em que ele iria sair na cara do Lomba e não estava impedido. Normalmente o VAR diz que tem que esperar a jogada terminar. Todo jogo tem um lance contra o Santos. O árbitro reconheceu o erro no intervalo”, desabafou o experiente defensor.

Em nono lugar na tabela com 11 pontos, o Santos volta a campo no próximo sábado (4) contra o Athletico, às 19h00, na Arena da Baixada, enquanto o líder Palmeiras enfrenta o Atlético-MG no domingo (5), às 16h00, no Allianz Parque. Ambos os confrontos compõem a nona rodada do Brasileirão.

Better Collective