Rafael Nadal e Novak Djokovic se enfrentarão antecipadamente em Roland Garros, na capital francesa. O confronto, que poderia tranquilamente ser na final do torneio, acontecerá nas quartas de final. A partida está prevista para se iniciar aproximadamente as 15h45, horário de Brasília. A partida será na sessão noturna de Roland Garros.
O jogo promete muito e, se seguir o exemplo dos confrontos entre esses gigantes no passado, tem tudo para ser histórico.
Onde assistir ao duelo?
O confronto terá transmissão ao vivo para o Brasil pela TV fechada e streaming. Pela televisão, o jogo será transmitido pelo SporTV 3 e pela ESPN. Já no streaming, a transmissão é do Star+.
No SporTV, a transmissão terá Eusébio Resende e a comentarista Joana Cortez. Além desses, o repórter Marcelo Courrege estará presente trazendo as informações direto da França.
Já na ESPN e Star+, a equipe de transmissão terá o narrador Fernando Nardini e os comentários do ex-tenista brasileiro Fernando Meligeni.
Nadal x Djokovic, um confronto épico
Quando o jogo já estiver se iniciado em Paris, teremos 41 títulos de Grand Slams somados em um só jogo. É um recorde. Nadal venceu recentemente o seu Grand Slam de número 21 na Austrália e ultrapassou Federer e Djokovic. Agora o rei no saibro busca defender o seu domínio sobre as quadras francesas.
Ali, em Roland Garros ele é considerado quase imbatível. Tem o maior aproveitamento de todos os tempos e 13 títulos em 17 participações.
Já Djokovic busca vencer um Grand Slam novamente e chegar assim aos 21 títulos, igualando Nadal. O sérvio já venceu Roland Garros duas vezes (2021, 2016) e busca o seu terceiro título no saibro francês.
No ano passado, o confronto épico foi válido pela semifinal do torneio. Na ocasião, Djokovic levou a melhor sobre Nadal em uma partida monumental, tida por muitos como uma das melhores do ano. Na final, Djokovic venceu Tsitsipas por 3 sets a 2, em uma grande virada.
Djokovic favorito?
Ao contrário do passado, quando Nadal sempre era favorito em quadras de saibro, esse ano Djokovic é apontado como favorito para vencer a partida.
Os problemas físicos recentes de Nadal atrapalharam seu desempenho nessa temporada. Durante o Masters 1000 de Indian Wells, no início do ano, o tenista teve uma fratura por estresse em uma costela. Ficando assim um bom tempo fora das quadras. Não pode participar do início da temporada de saibro, em Monte Carlo e Barcelona, encurtando assim sua preparação anual para Roland Garros.
O espanhol somente conseguiu jogar Madrid e Roma antes do Grand Slam francês, assim não deve estar no mesmo nível que costuma estar nessa época do ano.
Enquanto isso, Djokovic vem recuperando a forma de jogo. O sérvio jogou poucas partidas nessa temporada por sua decisão de não se vacinar para a Covid-19. Nos últimos meses, finalmente ele conseguiu uma sequência melhor de partidas e vem em uma forma melhor do que Nadal.
No entanto, não há ninguém como Nadal e no saibro o espanhol é o rei. Quando chega em um momento decisivo, Nadal fará de tudo para sair vitorioso nas quadras de Roland Garros. Foi assim que ele se tornou o maior vencedor da história do torneio, com 13 conquistas.
Nadal está acostumado a enfrentar situações difíceis e agora, em um momento difícil de sua carreira, será bom para o espanhol ter a oportunidade de jogar essa partida contra um de seus principais rivais. Talvez seja a superação que o espanhol precisa para voltar ao topo.