Duas histórias de superação colidem nas oitavas de final da Champions. O Estudiantes teve que conviver com graves problemas financeiros e institucionais na última década. Nessa temporada, o time ignorou os problemas extracampo e fez uma campanha quase perfeita na fase de grupos da Libertadores em um grupo dificílimo, que muitos chamavam de “grupo da morte”. Foram 4 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, já com os reservas na última rodada.
Um dos destaques dessa campanha é o atacante Gustavo del Prete. O atacante destacou-se inicialmente no Montevideo City Torque, do Uruguai, onde anotou 30 gols e 6 assistências em 69 jogos. Atuando na ponta-direita e as vezes como centroavante, tem 112 jogos na carreira e já anotou 43 gols e 14 assistências, média de quase uma participação em gol a cada 2 jogos. Nessa Libertadores, foi apenas 1 gol, o da classificação, de bicicleta, contra o Bragantino em Bragança Paulista.
As boas atuações do atacante argentino chamaram a atenção do América do México, que planeja uma investida pelo jogador. A multa rescisória de Prete é de 5 milhões de dólares, cerca de 23 milhões de reais na cotação atual. O América estuda avançar na negociação pagando a multa.
O Colombus Crew, dos Estados Unidos, chegou a ofertar 4 milhões de dólares pelo atacante, mas teve a proposta recusada pela diretoria do Estudiantes, que deseja manter o jogador.
Estudiantes vs Fortaleza
Nas oitavas de final da Libertadores, o Estudiantes enfrentará o Fortaleza em 2 jogos. O 1º no Castelão, no dia 29 de junho e o 2º em La Plata, no dia 6 de julho. A equipe cearense reverteu uma situação complicada no difícil grupo F, que contava com River Plate, Colo Colo e Alianza Lima. No jogo final, derrotou os chilenos por 4×3 em Santiago, após bater o Alianza Lima por 2 vezes e conseguir um empate contra o poderoso River Plate. Foram 10 pontos, 3 a menos do que o Estudiantes conquistou no grupo C.
O diretor de futebol do clube cearense está confiante para a eliminatória e garante que o Fortaleza irá competir “de igual para igual”. O Leão do Pici vive um momento instável na temporada, ocupando a lanterna do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, nas outras competições, o time vive um ano de glórias. Além da classificação na Libertadores, também vieram os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, além da classificação na Copa do Brasil, após eliminar o Vitória da Bahia.