Na final da próxima Champions League, que acontece no próximo sábado (28), o Real Madrid irá em busca do 14º título da competição. O clube espanhol é de forma isolada a equipe que mais taças de Champions levantou.
Nessa atual edição, o Real teve viradas históricas, como por exemplo, nas oitavas de final, contra o PSG, em que o Real Madrid havia perdido o primeiro jogo e estava perdendo o segundo, quando fez três gols em 15 minutos e se classificou.
Nas quartas de final, perdia de 3 a 0 para o Chelsea faltando 10 minutos para acabar a partida. Até que os Merengues marcaram dois gols e se classificaram pelo resultado feito no primeiro jogo.
Na semifinal, certamente foi ainda mais emocionante, sendo uma das maiores viradas da história da competição. Enfrentando o Manchester City, um dos melhores times da atualidade, o Real perdia o jogo e precisava de três gols para se classificar, até os 45 do segundo tempo e conseguiu o feito.
Depois dessa partida contra o City, o que foi muito falado era que “camisa ganha jogo”. E de fato, a camisa do Real é muito pesada se tratando de Liga dos Campeões da Europa.
O Real Madrid não só é o maior campeão da história, com 13 títulos, como domina a maioria das estatísticas históricas da competição.
Em 66 edições, o clube espanhol esteve em 52 delas, o que é um recorde. O Real é também o clube que mais jogos disputou (461) e mais vitórias teve (274). Outra marca importante que o clube de Vini Jr. sustenta e que o atacante ajudou no recorde, é a de equipe com mais gols marcados. Até agora, já foram 1015 bolas na rede pela Champions League.
O Real também convive com algumas marcas negativas na competição, que são frutos de ter disputado muitas partidas. É a equipe que mais perdeu (108), mais gols sofreu (507) e mais cartões vermelhos levou (14).
Nas estatísticas de jogadores, o Real Madrid também está presente de alguma forma. Entre os atletas, Cristiano Ronaldo é o recordista. É o jogador que mais atuou (183), o que mais marcou gols (140), o que mais fez gol de pênalti (19) e é o que tem mais minutos jogados (15917). Vale lembrar que Cristiano Ronaldo ficou quase 10 anos no Real. É o time que ele mais jogou e mais marcou gols, ou seja, a maior parte desses números foram conquistados com a camisa Merengue.
Ainda entre os jogadores, mais dois atletas que fizeram história no Real, então entre os maiores da competição. Paco Gento é o jogador que mais vezes foi campeão (6). E todos os títulos foram conquistados com a camisa do clube espanhol, nos anos 50 e 60.
Outro jogador histórico é o goleiro Iker Casillas. O goleiro, que é cria do Real Madrid, é o jogador com mais participações na competição (20). Ele ficou por 18 temporadas no clube. No fim da carreira, jogou pelo Porto.
Veja todas as estatísticas da Champions League
Clubes:
Recordista de títulos: Real Madrid (13 títulos)
Mais participações: Real Madrid (52 participações)
Mais jogos: Real Madrid (461 jogos)
Recordista de vitórias: Real Madrid (274 vitórias)
Mais empates: Real Madrid (79 empates)
Mais derrotas: Real Madrid (108 derrotas)
Melhor ataque: Real Madrid (1015 gols)
Pior defesa: Real Madrid (507 gols sofridos)
Mais gols contra a favor: Bayern de Munique (22 gols)
Mais vermelhos: Real Madrid (14 vermelhos)
Jogadores:
Recordista de títulos: Paco Gento (6 títulos)
Mais participações: Iker Casillas (20 participações)
Mais jogos: Cristiano Ronaldo (183 jogos)
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (140 gols)
Mais gols de pênalti: Cristiano Ronaldo (19 gols)
Maior número de minutos jogados: Cristiano Ronaldo (15917 minutos)
Mais vermelhos: Sergio Ramos (3 vermelhos)
12º jogador: Ole Gunnar Solskjær (42 Jogos como reserva utilizado)