PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Raphael Veiga não encaixa no time de Tite? Entenda por que o jogador ainda não foi convocado

Raphael Veiga não encaixa no time de Tite? Entenda por que o jogador ainda não foi convocado

Por Matheus Camargo em 11/05/2022 16:13 - Atualizado há 12 meses

Cesar Greco / Agência Palmeiras

Questão do meia do Palmeiras para o técnico da seleção é tática e como ele tem espaço no esquema

O meia Raphael Veiga, do Palmeiras, ficou de fora da lista de Tite para a seleção brasileira mais uma vez. É ele a grande ausência sentida pelos torcedores nas últimas convocações do treinador, já que para muitos se trata do melhor jogador em atividade no Brasil. Entretanto, o motivo para Tite não contar com Raphael Veiga em suas listas pode ser explicado, e foi isso o que fez o jornalista Leonardo Miranda, do Painel Tático, do Globoesporte.com. Em sua coluna, ele apontou que Veiga não concorre com os meias chamados por Tite, que são Lucas Paquetá e Philippe Coutinho, mas sim com a grande estrela da seleção: Neymar.

“Veiga está muito mais para Neymar do que Paquetá. Coutinho e Paquetá são meias criativos, que circulam o campo inteiro e podem até jogar por um dos lados, na posição de ‘falso-ponta'”, iniciou a publicação no Painel Tático.

“Não é por acaso que Tite, desde o final da Copa América no ano passado, vem chamando meias que jogam assim, como Éverton Ribeiro, depois Paquetá e insistiu para ter Coutinho de volta. Veiga jogou poucas vezes pelo lado no Palmeiras, quase sempre preenchendo o setor esquerdo. Ele se dá melhor mais centralizado, num 4-2-3-1, do que sendo esse jogador que volta fechando o lado.”

Neymar tem atuado sempre com liberdade e centralizado na seleção brasileira, em posição que no exterior se chama ‘playmaker’. É como se fosse o jogador sempre atrás do centroavante. E é essa a posição de Veiga no Palmeiras. O camisa 23 do Verdão poderia se encaixar como a dupla de Neymar, que no caso vem sendo Lucas Paquetá, que cai pela esquerda e arma o time para não sobrecarregar o camisa 10. Porém, Veiga não rende por ali, mas sim pelo meio, com espaço para a finalização.

Raphael Veiga se destaca na entrada da área

Ainda segundo o Painel Tático, Veiga tem seu diferencial no ataque à área para finalizar, até por isso é o artilheiro do Palmeiras na temporada e marcou na final do Paulistão contra o São Paulo, por exemplo. O entendimento é que na Copa do Mundo, Veiga teria ainda menos espaço para criar jogadas. E ele teria poucas chances de encontrar uma lacuna para marcar em invasões à área adversária.

“Ele precisará passar melhor e de forma mais criativa, e hoje, ninguém faz isso melhor que Paquetá. Esses são os “key passes” do Lucas Paquetá nos últimos dez jogos. O “key pass” é o toque que gera chance, deixa alguém na cara do gol.”

O Painel Tático então resumiu os motivos para que Raphael Veiga não tenha espaço na seleção brasileira.

“Veiga não chegou na Seleção porque concorre com o melhor jogador do momento, a Seleção não vai ter o contexto que ele rende mais e seus concorrentes estão indo bem. Certo, mas se ele concorre com Neymar, não é importante ter uma opção de banco? É um contra-argumento válido. Só que craque não se substitui.”

Exit mobile version