Quem é Thiago Mendes, meia do Lyon que pode reforçar o Flamengo
Uma publicação compartilhada por THIAGO MENDES 23 🇧🇷🇫🇷 (@thiagomendes)
Jogador de 30 anos revelado pelo Goiás tem passagens por São Paulo e Lille (FRA) e se tornou uma prioridade da diretoria rubro-negra
Um dos principais nomes que o Flamengo mira contratar na próxima janela é o meia Thiago Mendes, do Lyon. A diretoria liderada pelo diretor de futebol Bruno Spindel e pelo vice-presidente Marcos Braz entende que ele seria o nome ideal para o atual momento do clube. A preferência é maior até do que a demonstrada pelo negócio com Arturo Vidal.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKaEx3bzZiWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Essa não é a primeira vez que o clube carioca age no mercado protagonizando uma investida pelo atleta de 30 anos. Em 2021, ele foi apontado como um candidato de peso para a vaga deixada pelo jovem Gerson, que havia sido levado pelo Olympique de Marseille. Mas apesar dos esforços, as conversas não avançaram.
As semelhanças com o ex-Flamengo se limitam apenas à posição em que eles atuam pelos seus times. Isso porque enquanto o campeão da Libertadores em 2019 reunia funções mais ofensivas com Jorge Jesus, Thiago Mendes tem uma postura mais livre no campo de jogo. De tal modo, ele poderia ajudar também no setor de defesa.
De volta ao Brasil?
Fontes próximas do meia do Lyon confirmam a vontade dele de retornar ao Brasil já neste ano. Como o vínculo do jogador vai até maio de 2023, o Rubro-Negro poderia contratá-lo seis meses antes sem ter que pagar nada para os franceses. Entretanto, a vontade do Fla é de trazê-lo já neste momento.
As características de jogo do Thiago Mendes seriam bem-vindas em boa parte das equipes de elite do Brasil. A polivalência do atleta já foi observada por Palmeiras, que especulou a sua contratação neste ano, e pelo próprio São Paulo, onde atuou de 2015 a 2017. Outra virtude é a sua resistência contra lesões.
Thiago Mendes na temporada 2021/2022
O jogador foi titular em 20 das 32 rodadas disputadas pelo Lyon no Campeonato Francês deste ano e saiu do banco e outras oito. Ou seja, ele participou de 87.5% dos duelos de sua equipe na liga nacional, sem contar na Liga Europa, cuja adesão também é alta. Foram oito escalações entre os 11 iniciais em dez ocasiões.
Por outro lado, os dados de gols e assistências de Thiago Mendes é baixo nesse período. Somando todos os compromissos neste calendário, ele contribuiu com duas bolas na rede e apenas um passe decisivo. O número de participações diretas para lances cruciais em 2021/2022 é o mesmo de cartão amarelos recebidos: três.
Assista ao gol de Thiago Mendes na 34ª rodada do Francês: