Abel Ferreira é um grande destaque no Brasil e na América do Sul pelo Palmeiras. No entanto, o técnico português do Verdão foi um pouco além e desbancou o compatriota da Roma, José Mourinho. Além disso, recebeu uma consulta do Lyon.
Os números de Abel à frente do Palmeiras, portanto, impressionam. Isso porque de 2020 para cá, quando o técnico português deixou o PAOK para assumir o Verdão, já conquistou 5 títulos: Copa do Brasil, de 2020; Copa Libertadores de 2020 e 2021; além do Paulistão de 2022.
Por conta destas suas conquistas, seu trabalho está sendo reconhecido tanto no Brasil quanto em Portugal. O treinador, de vez em quando, tem o nome relacionado ao comando da seleção, sendo apontado como o provável sucessor do técnico Tite.
Isso tem a ver com o fato do técnico Tite está em seu último ano à frente da seleção. Após a Copa do Mundo do Catar, o técnico do Brasil deixará o cargo, como já tornou pública essa sua decisão, e abrirá caminho para um novo técnico. Por ora, a CBF não tem um nome definido para substituir o atual treinador da seleção.
Abel Ferreira melhor do que José Mourinho
Informação do jornalista André Hernan aponta, portanto, que o técnico do Palmeiras desbancou o treinador da Roma em premiação.
Os cronistas esportivos de Portugal, elegeram o técnico do Verdão como o melhor treinador português no futebol internacional. Desta forma, Abel Ferreira superou Mourinho, campeão da Conference League na temporada à frente da Roma.
“Ele recebeu um título muito importante. Os jornalistas, os cronistas esportivos de Portugal, elegeram Abel Ferreira como o melhor treinador português trabalhando fora do país. Desbancou, inclusive, o Mourinho, que é uma grande figura no futebol europeu e no futebol mundial, que acabou de conquistar um título na Europa com a Roma, da Itália”, disse o jornalista.
Além disso, acrescentou: “Abel Ferreira hoje é melhor do que Mourinho. É uma conquista e tanto, não só pelo fato de desbancar Mourinho, de ter vencido um grande concorrente; mas sim, o reconhecimento em seu país. Só que o Abel Ferreira não quer esse tipo de protagonismo para ele. Ele sabe da importância dele; ele sabe que é um grande treinador; sabe que vive uma grande fase. Mas isso de protagonismo, não é muito da cultura do Abel, não é muito da característica dele. Quando ele fala que todos somos um, dentro do Palmeiras, não é da boca para fora, é algo para valer”.
O técnico do Palmeiras é sondado pelo Lyon
Abel Ferreira tem, portanto, contrato no Palmeiras até 2024. No entanto, André Hernán assegura que o treinador português recebeu uma ligação da França, para deixar o Brasil e trabalhar na Europa.
Hernán aponta que o treinador tem um dos melhores salários do continente sul-americano, talvez o maior. No entanto, o mercado se movimenta, principalmente com a proximidade da janela de transferências e os clubes europeus querem reforçar seus respectivos elencos. Neste sentido, o Lyon entrou em contato com Abel Ferreira, para consultar o treinador do Palmeiras.
“O Lyon, da França, fez uma consulta a Abel Ferreira, para saber das condições, se ele deixaria o Brasil e tudo mais, para trabalhar lá na Europa, lá no Lyon, que é um grande clube, um clube importante do futebol europeu”, disse.
“Mas aí é o seguinte: a chance do Abel Ferreira sair do Palmeiras, com toda estas condições [contrato e um dos melhores salários da América do Sul], no meio de uma temporada, oitavas de final da Libertadores, liderança do Campeonato Brasileiro, classificação na Copa do Brasil, título do Campeonato Paulista, é chance zero. O Abel Ferreira não vai sair no meio da temporada. Independentemente qual seja a situação. Então o Lyon recebeu um ‘não’ e um ‘muito obrigado’. O próprio Abel Ferreira tem falado em cumprir o contrato, aquele que foi assinado e honrado com o Palmeiras”, completou o jornalista André Hernán.