PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol De volta à Premier League, Nottingham Forest é bicampeão da Champions

De volta à Premier League, Nottingham Forest é bicampeão da Champions

Forest venceu Huddersfield por 1 a 0 e garantiu última vaga na elite do futebol inglês após 22 anos ausente

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Campeonato Inglês já tem seu último representante definido para a temporada 2022/23. O Nottingham Forest venceu o Huddersfield por 1 a 0 neste domingo (29) na final do play-off que decidiu a terceira e última vaga de acesso para a elite do futebol britânico em sua próxima edição.

Foi um afastamento de cerca de 22 anos por parte do Forest da Premier League, tendo participado do torneio pela última vez na temporada 1998/99. E também significa o retorno à principal liga do futebol europeu de um clube que tem em sua sala de troféus duas taças da Uefa Champions League.

Isso mesmo. A equipe inglesa já foi campeã europeia com um time e um treinador que entraram para a história do futebol europeu e mundial como uma das conquistas mais ‘improváveis’ da história do torneio. E que sempre é relembrada quando se contam dos feitos históricos na Liga dos Campeões.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJkbDBZVXBsbiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Subiu e foi campeão

Para a ampla maioria dos brasileiros, conquistar um título de importância após conquistar o acesso para a primeira divisão não é algo tão corriqueiro. Mas isto aconteceu de algumas formas na Inglaterra e o Nottingham Forest foi um dos agraciados com a promoção e taça nacional.

Até a temporada 1977/78, o Forest havia participado várias vezes da primeira divisão (que ainda não era a Premier League dos dias de hoje), mas o máximo que o time conquistou foi um vice-campeonato (em 1966/67) e alguns títulos de divisões menores. Na temporada anterior, a equipe havia conquistado o retorno ao Campeonato Inglês ficando em terceiro lugar na Division Two (o então nome da Championship).

Comandados pelo legendário Brian Clough e com jogadores como Peter Shilton, Viv Anderson (um dos primeiros negros a jogar pela seleção inglesa), Martin O’Neill, Peter With, Archie Gemmil, Tony Woodcock, John Robertson, entre outros, o Forest surpreendeu o futebol da Inglaterra ao conquistar o título nacional na primeira temporada pós-acesso. numa grande campanha em que superou o Liverpool, grande time do país no final da década de 70 e começo dos anos 80.

PUBLICIDADE

Forest bicampeão europeu

A conquista, obviamente, levou o Forest para a disputa da então Copa dos Campeões da Uefa da temporada 1978/79. A Champions, naquela época, tinha regulamento bastante diferente (apenas os campeões nacionais a disputavam e era mata-mata do começo ao fim) e logo na estreia encarou os Reds, então donos da ‘orelhuda’.

A equipe se livrou dos Reds e, numa campanha cheia de gols, passou por AEK, Grasshopper e Colônia para chegar à decisão contra o Malmö. Em Munique, um gol de Trevor Francis foi o responsável por dar a vitória aos ingleses sobre os suecos e uma conquista histórica do maior torneio de clubes europeu.

Mas seria apenas um ‘acidente’ a campanha? O Nottingham Forest voltou em busca do bicampeonato da Champions na temporada 1979/80. Numa época em que não era difícil ver times conquistar a competição de forma consecutiva, Brian Clough novamente veria seu time fazer história diante dos olhos do Velho Continente.

PUBLICIDADE

Öster (Suécia), Arges Pitesti (Romênia), Dinamo Berlin (Alemanha Oriental) e Ajax foram eliminados pela equipe inglesa antes da decisão, disputada em Madri contra o Hamburgo. Novamente por 1 a 0, gol de Robertson, o Forest venceu para se tornar pela segunda vez campeão da Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=g1zJXghYshw

O ‘conto de fadas’ do time de Nottingham terminaria na primeira fase da edição 1980/81 da Champions, sendo eliminado pelo CSKA Sofia. O time ainda sobreviveria anos na primeira divisão e jogaria a edição inicial da Premier League, sendo rebaixado naquela mesma temporada. Depois de idas e vindas, caiu ao final da temporada 1998/99 e agora volta para tentar retomar tal época de sonhos,

PUBLICIDADE
Better Collective