Milan, Real Madrid e mais: as 5 melhores defesas das principais ligas europeias
Confira os melhores sistemas defensivos nas competições nacionais
Chegou ao fim mais uma temporada europeia nos principais países do continente europeu em termos futebolísticos. Portanto, o Torcedores.com realiza uma série de levantamentos estatísticos das melhores ligas do planeta.
Na temporada passada, o Lille do treinador Christophe Galtier terminou no lugar mais alto do pódio, não só com a conquista da Ligue 1. Sofrendo apenas 21 gols, a equipe foi a menos vazada de todas as principais ligas. Logo depois, na 21/22, a disputa foi ainda mais “acirrada”.
As melhores defesas das principais ligas na Europa 21/22:
5º Napoli – 31 gols sofridos
O Napoli de Luciano Spalletti começou voando no Calcio, dividindo a liderança com o Milan em boa parte da temporada. No entanto, algumas lesões e uma queda de desempenho de peças chaves impactaram na equipe. Por outro lado, a defesa guiada por Koulibaly, mostrou segurança e terminou como a melhor no Campeonato Italiano.
Por fim, a proteção defensiva com o meio-campista camaronês Zambo Anguissa, além das boas atuações de Mário Rui colocam a equipe de Nápoles como uma das melhores defesas europeias.
5º Milan – 31 gols sofridos
Se o Napoli liderou no quesito defesa, o Milan não ficou pra trás também nesse aspecto. Ambos sofreram 31 gols no Calcio, contudo, os rossoneri ainda acabaram levantando a taça em uma disputa com a rival Internazionale. Vale ressaltar que a equipe de Stefano Pioli perdeu a experiência do seu zagueiro Kjaer que se lesionou antes da metade do torneio.
Em contrapartida, o comandante apostou no jovem lateral Kalulu que correspondeu com perfeição na nova posição. As grandes defesas de Mike Maignan, o goleiro menos vazado do torneio, além das atuações impecáveis de Tomori e Calabria foram essenciais.
5º Real Madrid – 31 gols sofridos
Por mais que na Champions League os merengues tenham sofrido no mata-mata, sobretudo diante do Chelsea e Manchester City, na La Liga a história foi diferente. Carlo Ancelotti que sempre foi conhecido por times com equilíbrios entre defesa e ataque, apostou em David Alaba como zagueiro, formando uma boa parceira com Eder Militão.
Nos últimos cinco jogos na competição, o Real Madrid sofreu apenas dois gols. Se nomes como Karim Benzema e Vinícius Júnior foram exaltados, e com razão, a defesa também mereceu aplausos nesta temporada.
3º Sevilla – 30 gols sofridos
Sevilla não conquistou a La Liga, mas foi a melhor defesa da competição. Muito da grande solidez defensiva do time comandando por Lopetegui, deve-se a um brasileiro, Diego Carlos. Por pouco, o zagueiro não fechou com o Newcastle no mercado de inverno e deve ser alvo de diversos clubes na próxima janela. Com incríveis 5.6 bolas longas por jogo (3º) e 3.5 cortes, o defensor conseguiu uma dominância no setor espanhol, além de uma ótima saída de bola.
Formando dupla com o brasileiro, uma joia francesa, Jules Koundé. Versátil e de muita velocidade, o jogador ganhou notoriedade em partidas contra gigantes. A princípio, o Chelsea não deve medir esforços na contratação do jogador.
1º Liverpool – 26 gols sofridos
Após uma campanha digna de campeão, disputando ponto a ponto até a última rodada, o Liverpool não conquistou a Premier League, mas fez história. Além de um ataque fulminante com Salah, Mané, Diaz e cia, a defesa da equipe de Klopp foi perfeita.
Com apenas 26 gols sofridos, os Reds tem o melhor sistema defensivo das grandes ligas. Para efeito de comparação, dos 38 jogos, em 20, Alisson Becker não sofreu gols, ganhando a Luva de Ouro. O crescimento de consciência defensiva de Robertson, a regularidade Van Dijk, além da chegada de Konaté também impactam no resultado positivo nesse quesito.
1º Manchester City – 26 gols sofridos
A história se repete, quando Klopp e o Liverpool tentam um protagonismo, o Manchester City de Pep Guardiola também está lá. Além de conquistar o Campeonato Inglês, os Citizens também encerraram como a melhor defesa das principais ligas.
Há muitos anos o treinador espanhol investe pesado no seu sistema defensivo, mais de R$ 2 bilhões foram gastos e os resultados começaram a aparecer desde a temporada anterior. Um nome tem colocado a defesa nos eixos, Rúben Dias. Laporte e Stones conseguem melhores atuações quando tem o português como dupla. Ao mesmo tempo, desde o afastamento de Mendy, os laterais João Cancelo, Walker e Zinchenko deram conta do recado na maioria dos jogos. Por último, mas não menos importante, o goleiro Éderson “divide” a Gold Glove com o compatriota Alisson Becker.