Kevin De Bruyne já possui licença para ser técnico. Desta forma, o camisa 17 do Manchester City se tornou o 18º belga, incluindo futebolistas ativos ou aposentados, a ter a certificação que permite ser treinador.
Kevin De Bruyne tem ainda 30 anos e contrato com City até 2025. Isto significa que veremos o craque esbanjar sua qualidade nos gramados por muito mais anos. No entanto, já sabemos que carreira o jogador deve seguir depois de pendurar as chuteiras.
Nesta terça-feira (31), o meia belga recebeu, portanto, o diploma e a caderneta que o credenciam a treinar equipes de futebol. De Bruyne é hoje um dos 18 jogadores belgas em atividade ou aposentados que possui a certificação de treinador, após concluir curso de dois anos da Federação de Futebol da Bélgica.
“A ideia é que esta transição já permita aos participantes do curso pensar no que querem fazer depois de sua carreira”, destacou em comunicado o kris Van Der Haegen, chefe de educação de treinadores da federação belga.
Kevin De Bruyne, do Manchester City, e mais credenciados
O meia belga do Manchester City se junta a outros atletas que receberam a certificação. Isto porque outros jogadores da Bélgica também têm a licença para serem treinadores de futebol.
Entre eles estão o Dries Mertens, do Napoli; Vertonghen, do Benfica, Axel Witsel, do Borussia Dortmund, e os jogadores Tielemans e Dennis, do Leicester. Todos eles possuem suas respectivas licenças.
Embora ainda restam alguns anos para De Bruyne mostrar seu futebol no City e na seleção belga, o jogador já investe em seu futuro. A certificação tirada junto à federação belga tem, portanto, reconhecimento da UEFA. Desta maneira, o meia belga pode treinar qualquer gigante europeu.
“Muitos dos rapazes já têm progredido muito e já estamos vendo os resultados. Dão seus primeiros passos como treinadores na Bélgica, pelo qual não têm que ir ao exterior de imediato”, avaliou Haegen.
Seu ponto de vista é, portanto, uma referência a Thomas Vermaelen. O ex-jogador teve passagens pelo Ajax, Arsenal e Barcelona. No entanto, após aposentar pelo Vissel Kobe, do Japão, já atua como auxiliar técnico de Roberto Martínez, o qual é o treinador da seleção da Bélgica.
Kevin De Bruyne, é, portanto, um dos principais jogadores do Manchester City, que tem Pep Guardiola como técnico e, porventura, uma de suas referências como treinador.