Faltou ética? Jornalistas repercutem declaração polêmica de Jorge Jesus sobre volta ao Flamengo
Jorge Jesus polemizou ao se oferecer ao Flamengo mesmo com Paulo Sousa ainda empregado
As declarações de Jorge Jesus ao jornalista Renato Mauricio Prado, em sua coluna no UOL Esporte, publicada na manhã desta quinta-feira (05), repercutiram bem na imprensa esportiva brasileira. O português declarou que deseja voltar ao Flamengo e colocou um prazo para a diretoria abrir negociação. No entanto, o compatriota Paulo Sousa ainda ocupa o cargo e a atitude do antigo comandante levantou alguns questionamentos.
Diversos jornalistas, comentaristas, repórteres e até torcedores não curtiram a atitude de Jorge Jesus, vista como desrespeitosa e antiética com o companheiro de profissão. Mesmo com toda a idolatria, vários flamenguistas também se posicionaram contra o mister. É o caso do comunicador Mauro Cezar Pereira, rubro-negro declarado, que postou em seu Twitter sobre o tema:
“Jorge Jesus se acha maior e mais importante do que o Flamengo. Tinha todo o direito de ir embora em 2020, mas saiu de uma maneira nada legal, deixou o clube na mão. E age como se os rubro-negros tivessem que ficar de joelhos diante dele. De fato, os sem amor próprio seguem assim”, escreveu o jornalista.
Outra figura que nunca fica em cima do muro é o ex-atacante Walter Casagrande, que dedicou sua coluna ao assunto “Jorge Jesus” nesta quinta. “Jorge Jesus está tendo uma grande falta de ética e respeito com seu compatriota Paul Sousa. É inacreditável esse comportamento”, escreveu o comentarista do Grupo Globo.
“O treinador mostra sua verdadeira cara. Começo a entender por que ele não é bem visto por muitos treinadores portugueses. Está se oferecendo e tentando colocar todos contra Paulo Sousa para ser contratado”, complementou Casagrande, com críticas muito fortes ao ex-treinador do Flamengo.
Já o apresentador Milton Neves, em sua coluna no portal UOL Esporte, sugeriu que o Rubro-Negro desse o troco no antigo comandante, que deixou o clube após uma proposta muito tentadora do Benfica-POR, ainda em 2020. “Mas não dá para negar que pegou muito mal Jesus ter “se jogado no colo” do Fla sendo que o clube carioca ainda está “casado” com seu compatriota. A ética passou longe!”, escreveu.
“Sim, que tal o Mengão mostrar agora amor-próprio e fazer com Jesus o que o treinador português fez com a agremiação na metade de 2020? Deixar o comandante na mão seria a vingança perfeita!”, sugeriu Milton Neves em sua coluna.
O narrador da ESPN, João Guilherme, comentou brevemente sobre o tema e disparou contra Jorge Jesus. “A Ética foi jogada no lixo. Inacreditável”, escreveu em seu perfil no Twitter.
Por outro lado, há quem defende o antigo treinador, como o ex-jogador Vampeta, que é comentarista da Jovem Pan. Durante uma das atrações da empresa de comunicação, o pentacampeão mundial apoiou o retorno do Mister e sugeriu que o Flamengo entre em um acordo com Paulo Sousa o mais breve possível.
“Se eu sou o Flamengo já pergunto ao Paulo Sousa quanto custa a rescisão. Desistiu de comprar um atleta (Andreas Pereira) por 40 mihões. Pega esses 20 milhões e dá para o Paulo Sousa. Melhor, liga para o Petraglia [Mario Celso – presidente Athletico] e diz para levar, vai trabalhar com o Felipão, e trago o Jesus de volta. Se a presença do Jesus reverte título, esse dinheiro é possível recuperar. Agora, que foi uma p… de uma sacanagem…”, disse Vampeta na Jovem Pan.
Sempre polêmico, o apresentador José Ferreira Neto, da TV Band, destruiu o português no programa “Os Donos da Bola” desta quinta-feira. O ex-jogador do Corinthians não manerou nas críticas e chamou o treinador de “crápula” e “zé ruela”.
“É um crápula, um zé ruela, desgranhento. Fez uma barbaridade, a pior coisa que eu já vi no futebol. Eu tenho 35 anos de futebol e nunca vi uma coisa tão suja como essa. Se você for no presídio e fizer uma coisa dessas, pessoal lá corta seu pé fora. Porque lá eles tem respeito”, disse o craque.
Quem também não deixou barato foi a apresentadora gaúcha Renata Fan, também do Grupo Band. Durante o programa “Jogo Aberto”, a comunicadora afirma que a atitude de Jorge Jesus com o Flamengo e Paulo Sousa não foi legal.
“Muitas vezes, o Jorge Jesus não se preocupa com as declarações que dá e fala mesmo, ele não tem sensibilidade. Eu penso que outros fizeram o trabalho, ele poderia ter ficado, mas quis ir embora. Agora, ele chega, fala esse tipo de coisa e publicamente não é legal”, disse Renata.