Atlético-MG derrotou o América-MG pela Libertadores, mas segue sem encantar
Na noite de ontem, o Atlético-MG venceu o América-MG pela Libertadores e assumiu a liderança do grupo D com 8 pontos. Pelo Brasileirão, o Galo está na 3ª colocação, com apenas um ponto atrás do líder Corinthians. Além disso, o Atlético venceu a Supercopa do Brasil em cima do Flamengo e o Campeonato Mineiro em cima do rival Cruzeiro.
Em termos de resultados, o Galo segue muito bem, assim como foi na temporada passada, quando conquistou a tríplice coroa, vencendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e Brasileirão. Porém, a torcida atleticana não está muito satisfeita com o desempenho da equipe, que jogava mais bonito no ano passado, comandado por Cuca, que deixou o Atlético no final da temporada.
Segundo o jornalista Rica Perrone, em sem canal no Youtube, o Galo do Turco Mohamed, tem sim uma mudança em relação ao trabalho do Cuca. Rica apontou algumas alterações táticas em sua análise.
“A variação tática principal é a seguinte: o Turco (Mohamed) quando chegou, até manteve de alguma forma a maneira que o Cuca jogava, que era com Allan e Jair de volantes, com aproximação, o Nacho na frente deles, o Zaracho ou Savarino na direita, Keno ou Vargas pela esquerda e o Hulk centralizado”, contextualizou o jornalista, que em seguida, apontou as mudanças do novo treinador.
“O que mudou com o Turco? Hoje, por exemplo, você pega o mapa de calor do jogo pós partida, o Zaracho não está jogando de ponta direita. Quem está jogando aberto pela direita é o Nacho. E quem está fazendo a função de meio-campo, são Jair, Allan e o Zaracho que ele botou para jogar no meio de campo. Ele está mexendo em uma coisa que era simples. O Nacho, com toda categoria que ele tem, deveria comandar o meio de campo, atrás dos atacantes”, completou Rica, que comentou novamente sobre o posicionamento do Zaracho na equipe do Galo.
“O Zaracho vem voltando. O mapa de calor do Zaracho nos últimos dois jogos, ele está atrás da linha do meio-campo. Ele tá jogando quase de volante. Ele pega mais na bola como volante do que como um meia-atacante ou como um ponta, como ele jogou várias vezes ano passado, mas que esse ano não está acontecendo. Quem está aberto pela direita é o Nacho. E o Nacho não é um jogador veloz”, opinou o jornalista, que em seguida, tentou achar uma justificativa para essa mudança.
“Essa quebra de característica que o Turco tá fazendo, talvez seja por recomposição, pra fazer uma linha de 3 na frente da linha de 4 zagueiros. Talvez seja isso. Há uma tendência para o Zaracho completar uma linha um pouco mais atrás. Então, aquela coisa com Vargas, Nacho e Zaracho na frente do Allan e do Jair, não tem mais. Agora o Zaracho está compondo essa linha junto com Allan e Jair. Então, talvez, esteja ai a grande mudança do Atlético-MG e que na minha opinião, não é a mudança mais inteligente de todas. Não tem sentido mudar dois jogadores de posição que estavam funcionando”, completou Rica Perrone.
Depois, o jornalista ainda fez um ‘achismo’ em relação as próximas mudanças do treinador.
“O Atlético-MG tem algumas questões defensivas que não estão funcionando. O Godín não foi a solução desde que chegou. O Réver também já tem uma certa idade. Então, talvez, apenas uma suposição, talvez o Turco vai acabar chegando nos três zagueiros. Da maneira que ele tá puxando alguns jogadores do Atlético posicionalmente para trás para tentar corrigir o sistema defensivo, ele vai acabar jogando com três zagueiros. O Godín e o Réver, pela experiência, poderiam fazer muito bem a função de terceiro zagueiro. Arana e Mariana seriam ótimos pontas”, finalizou Rica.