No último domingo (29), o Flamengo derrotou o Fluminense por 2 a 1 e se recuperou no Brasileirão. Porém, mesmo com a vitória, parte da torcida e da imprensa criticaram a equipe, cobrando um futebol melhor. Nesse jogo, por exemplo, o melhor jogador do Flamengo foi o goleiro Hugo Souza, o que mostra um domínio do Fluminense na partida.
As críticas são também, sempre comparando com o time de 2019, comandado por Jorge Jesus, que vencia e encantava com bom futebol.
Mas, para o jornalista Mauro Cezar Pereira, no podcast “Posse de Bola”, é injusto apenas o Flamengo ser cobrado por um bom futebol. O jornalista compara com outros clubes e diz que o tratamento é diferente.
“Tem uma coisa também que eu acho curiosa. Outros clubes quando jogam assim, como o Flamengo jogou ontem, são elogiados pela resiliência, pela determinação, por saber suportar a pressão do adversário no momento de dificuldade. O único clube do Brasil que é cobrado qualidade extrema no futebol é o Flamengo”, diz Mauro Cezar, que emenda:
“Não vejo essa cobrança com nenhum outro grande clube do Brasil. Não que eu goste daquilo que vi ontem, vou deixar bem claro, acho péssimo. A imprensa faz isso, a imprensa cobra de uns e não cobra de outros, a cobrança sobre o Flamengo é diferente de outros clubes”, completa.
Em outro momento, o jornalista faz uma comparação entre os portugueses Paulo Sousa e Abel Ferreira, que muitas vezes tem um estilo mais retranqueiro no Palmeiras.
“Eu vejo muitas análises que são bem diferentes, o olhar para um e para outro. Eu estou cobrando do Flamengo e do Paulo Sousa a mesma coisa que eu falava do Abel Ferreira, a mesma coisa. Foi retranqueiro algumas vezes sim e ontem (domingo) o Paulo Sousa foi retranqueiro sim. Não veio de Portugal para montar o Flamengo na retranca”, conclui.
No mesmo podcast, que contava também com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, Arnaldo rebateu Mauro Cezar, dizendo que essa situação é causada pelo próprio Flamengo.
“O próprio Flamengo se coloca assim. O Flamengo historicamente não se contenta só com o resultado. É a diferença em comparação com o Corinthians, que são os clubes mais populares do país”, declara Arnaldo Ribeiro.
Logo em seguida, Juca Kfouri relembra a final da Champions, em que o Real foi elogiado por jogar “feio” e na retranca.
“Mas ai, Mauro, é a tal história, o Real Madrid ganhou do Liverpool da maneira como ganhou e as pessoas dizem: ‘é um time cirúrgico, é um time com eficácia'”, comenta Juca, que é rebatido por Mauro Cezar:
“O Real Madrid não tem condições de jogar de outra forma contra o Liverpool. Se tenta igualar o jogo, perde. Essa é a questão. O Real Madrid só tem um jeito de ganhar do Liverpool, que é jogar desse jeito [na retranca]”, afirma Mauro Cezar Pereira.
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (05), às 16h, contra o Fortaleza, no Maracanã, pela nona rodada do Brasileirão. O Mengão está três pontos atrás do líder Palmeiras.