Grizzlies vence Warriors com jogo histórico de Ja Morant
O astro de Memphis tem noite incrível, marca 47 pontos e ganha em casa pra empatar a série
Um espetáculo foi visto hoje no FedEx Forum. Em um jogaço, o Memphis Grizzlies derrotou o Golden State Warriors por 106 x 101 e empatou a série em 1-1, pelas semifinais do Oeste da NBA. Apesar de perder Dillon Brooks, ejetado no início do jogo, o Grizzlies teve resiliência e conseguiu a vitória contra o Warriors, que também teve um desfalque importante durante a partida, Gary Payton II. Os 2 times se enfrentarão em San Francisco pelo jogo 3, no sábado, às 21h30, com transmissão da ESPN.
Ja Morant dá um show e Warriors pouco inspirado
O jogo, como todos esperavam, foi equilibrado. Memphis começou melhor, com o ataque afiado e a defesa funcionando bem contra Curry e companhia. Durante o início do 1° quarto, Dillon Brooks tentou dar um toco em Gary Payton II, mas só acertou a cabeça do jogador. Gary Payton caiu no chão e machucou o braço, não tendo condições de voltar ao jogo posteriormente. Dessa forma, a arbitragem considerou a falta como Flagrante II, expulsando Brooks do jogo.
Sem Dillon Brooks, Memphis perdeu um de seus principais marcadores de perímetro. Isso poderia ser fatal, já que eles estavam enfrentando o time mais poderoso da linha de 3 em toda a liga, com Curry, Thompson e Poole. Entretanto, o trio de Golden State, que vem se destacando muito nos playoffs, não estava inspirado, e Memphis foi ao intervalo liderando por 5 pontos.
Na volta do intervalo, o jogo continuou na mesma pegada. Grizzlies e Warriors jogavam duro e brigavam ponto a ponto, fazendo um jogo equilibradíssimo. Memphis contou com a ajuda do calouro Ziaire Williams, que acertou 4 bolas de 3 na partida, enquanto Golden State continuava pouco inspirado.
No 4° período, as estrelas das equipes apareceram. Por parte do Warriors, Curry chamou o jogo pra si, enquanto Ja Morant tomou conta das ações de Memphis. Os dois travaram uma batalha individual incrível nos últimos minutos de partida, com o jogo praticamente empatado. Nesse tempo, o melhor defensor do Grizzlies, Jaren Jackson Jr, foi ejetado da partida pelo limite de faltas. Apesar disso, o Warriors não conseguiu aproveitar a ausência de Jackson Jr, porque Ja Morant não deixou. O armador de 22 anos anotou incríveis 18 pontos no último quarto, e definiu uma vitória apoteótica a favor do Memphis Grizzlies.
Gary Payton II tem lesão grave e não retorna ao jogo
Durante a partida entre Warriors x Grizzlies, o ala Gary Payton II, que se machucou no braço durante o jogo, foi realizar exames de raio-x pra entender a gravidade de sua lesão. Algum tempo depois, descobriu-se que Payton II tinha fraturado o cotovelo. O Golden State Warriors ainda fará mais exames para descobrir se houve algum dano nos ligamentos. A previsão de retorno não foi divulgada, mas espera-se que Payton II não volte para os playoffs da NBA.
Steve Kerr critica Dillon Brooks publicamente
Em entrevista coletiva, o técnico do Warriors, Steve Kerr, fez duras críticas em relação a Dillon Brooks, ala do Grizzlies que lesionou Gary Payton:
“Não sei se foi intencional ou não, mas foi sujo. Basquete de playoffs são mais físicos, todo mundo vai competir por todas as bolas, mas existe um código nessa liga que os jogadores seguem, que diz que você nunca deve colocar a temporada/carreira de um jogador em perigo, batendo nele no ar e acertando sua cabeça, fraturando seu cotovelo na queda. Payton é um cara que lutou muito nos últimos 6 anos pra chegar nessa liga. Ele finalmente achou sua casa, se esforçou que nem um louco nesse ano. Esse deveria ser o maior momento de sua vida, e um cara vem e acerta ele na cabeça quando está no ar. Dillon Brooks quebrou o código.”
A liga estuda punir Dillon Brooks nas próxima partidas.