Home Futebol Gabriel Menino abre o jogo após perder espaço no Palmeiras

Gabriel Menino abre o jogo após perder espaço no Palmeiras

Gabriel Menino foi um dos destaques do Palmeiras em 2020

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O jovem Gabriel Menino, hoje com 21 anos, subiu para os profissionais do Palmeiras em 2020, junto com outros garotos, como Danilo, Patrick de Paula e Veron, por exemplo. O técnico Vanderlei Luxemburgo teve a missão de fazer essa transição dos jogadores da base para o profissional. E Gabriel Menino foi um dos mais utilizados pelo treinador, chegando inclusive, a ser convocado para a seleção brasileira.

Depois, Luxemburgo foi demitido, o Palmeiras trouxe Abel Ferreira, que seguiu dando espaço para os garotos, como por exemplo, na semifinal da Libertadores de 2020, contra o River Plate, na Argentina, quando Abel montou um meio-campo apenas com jogadores da base. Gabriel Menino foi o grande destaque daquele jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Menino, então, sempre chamou atenção pela sua versatilidade. Jogava de volante, de lateral-direito e as vezes até como um meia mais avançado. Na seleção, era convocado como lateral-direito e até foi campeão olímpico em 2021 jogando nessa posição.

Mas, da metade de 2021 até hoje, o jogador perdeu muito espaço no time. Virou, por exemplo, última opção como lateral e como volante. Para ter uma ideia, o jogador não foi nem inscrito no último Mundial de Clubes. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o jogador comentou sobre o momento ruim que está vivendo no Palmeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“É difícil definir [o que deu errado], mas a carreira do atleta profissional, até os maiores da história, também tem momentos de baixa. É natural que isso aconteça. Temos que tentar fazer com que esses momentos sejam os menores possíveis, precisamos saber lidar com eles e foi isso que procurei fazer”, disse o jogador, que em seguida, declara que recebeu ajuda de várias pessoas.

“Conversei com minha família, meus empresários, os companheiros de clube, comissão técnica e diretoria, e todos me ajudaram muito. Foi um trabalho em conjunto, e sabia que tinha que fazer a minha parte, pois só dependia de mim”, declara menino, que emenda dizendo estar vivendo um sonho:

“Muitos garotos gostariam de estar vivendo isso. Tenho que aproveitar ao máximo, desfrutar, mas também saber que só com muita dedicação e empenho vou conseguir me manter assim e escrever minha história no clube como, quem sabe, um ídolo”, disse.

PUBLICIDADE

Falta de maturidade

Quando Gabriel Menino teve uma queda de rendimento, começaram a atribuir isso com uma possível falta de foco, resultado de uma falta de maturidade. Assim como foi falado de outros jovens que caíram de rendimento, como Wesley, Veron, Patrick e Renan – estes dois últimos, já deixaram o Palmeiras.

PUBLICIDADE

Recém promovidos ao profissional, já conquistaram Libertadores, Copa do Brasil, Paulistão em cima do Corinthians e até convocação para a seleção, como no caso do Menino.

“Acho que a gente muda todos os dias no futebol, pois estamos sempre procurando evoluir. Eu me vejo mais maduro, com novos aprendizados e ensinamentos que o futebol nos dá. Tenho apenas 21 anos e já com mais de 100 partidas pelo Palmeiras e títulos importantes”, diz ele.

Posição que Gabriel Menino mais gosta de atuar

No Palmeiras, Gabriel Menino atuou mais no meio-campo. Porém, foi na lateral-direita que o atleta foi para a seleção principal, além de disputar uma olimpíada. O jogador também comentou sobre essa versatilidade.

“Onde o Abel precisar eu quero estar pronto para ajudar. Não tivemos essa conversa especificamente [sobre em qual posição jogar]. Eu sempre me coloquei à disposição para fazer as duas funções, mas sempre também deixei claro que o meio-campo é onde atuei mais durante toda a base”, disse ele, que declara a sua preferência.

PUBLICIDADE

“Acho que no meio posso fazer todas as funções, seja um pouco mais atrás ou com mais liberdade. Já atuei das duas maneiras e me sinto bem. Também posso ajudar na lateral, como já aconteceu algumas vezes e nessa posição fui convocado para Seleção Brasileira. Hoje temos que tentar atuar em mais de uma posição, não é algo fácil, mas o futebol pede”, conclui.

Titularidade do Palmeiras

Gabriel Menino ficou dois meses sem ser titular do Palmeiras. A última vez havia sido na primeira fase do Paulistão. Agora, o jogador foi titular nas duas últimas partidas da Libertadores, contra Emelec e Táchira. Menino comentou sobre essa nova oportunidade que recebeu.

“Eu vinha trabalhando forte para estar pronto quando essas oportunidades surgissem. Eu senti que tinha que dar tudo ali para corresponder e foi o que procurei fazer”, disse ele, que em seguida, falou que deve receber mais oportunidades por causa do calendário.

“Em um calendário longo como o nosso e com o Palmeiras brigando em todas as frentes, com atletas convocados, infelizmente, lesões e suspensões, todo o elenco vai girar e todos precisam estar preparados para manter o mesmo nível”, disse.

PUBLICIDADE
Better Collective