Home Futebol Flamengo deveria ter sido rebaixado em 2013? André Santos abre o jogo sobre escalação irregular

Flamengo deveria ter sido rebaixado em 2013? André Santos abre o jogo sobre escalação irregular

Escalação irregular de André Santos fez o Flamengo perder quatro pontos no Campeonato Brasileiro

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Flamengo está na pequena lista de clubes que nunca foram rebaixados na história do Brasileirão, mas esteve bem perto de conhecer a Série B nacional em algumas oportunidades. A mais recente e polêmica foi em 2013, quando o clube escapou do rebaixamento nas rodadas finais, mas depois quase caiu devido a perda de pontos pela escalação irregular do lateral André Santos.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Charla Podcast, André Santos abriu o jogo e contou seu lado da história. O ex-lateral afirmou que a responsabilidade era da diretoria, que informou que ele estava liberado para atuar normalmente na última rodada do Brasileirão daquele ano.

—- Não foi minha situação, eu só estava envolvido. Esse compromisso era deles. Eu sou um atleta que quero jogar sempre, independente do jogo. Eu sempre fui assim. Quem tem que tomar conta disso é o jurídico, o departamento de futebol, o diretor executivo, todos eles. Como que eu vou chegar ‘eu tenho três cartões e vou ficar de fora’, tá brincando? Eu só sou comunicado se vou jogar ou não, quem faz o controle disso é lá fora, não eu. E até hoje funciona dessa forma — disse o ex-lateral.

PUBLICIDADE

— Eu estava ali preparado para jogar. Eu estava concentrado, treinei um dia antes de titular, cheguei e joguei. Eu estava ali para dar minha vida pelo Flamengo. Eu treinei de titular e fui para o hotel. Estava nesse imbróglio de ‘vai jogar ou não vai jogar’, mas veio o recado lá de cima ‘André, está tranquilo, vai jogar. Não tem mais problema e concentra para o jogo’. A discussão era interna, só depois que chegou a decisão pra mim – acrescentou.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJDVUt6UVlFUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Na época, André Santos havia sido suspenso pela expulsão contra o Athletico Paranaense, na final da Copa do Brasil. Como a competição havia terminado, o jogador deveria cumprir a suspensão no jogo seguinte do Brasileirão, o que não aconteceu.

PUBLICIDADE

O Flamengo foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz sobre “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”, e acabou sendo condenado com a perda de quatro pontos na tabela de classificação, sendo três de punição e mais um que conquistou com o empate na partida.

Com a punição, o Flamengo caiu para a 16ª posição na classificação, com 45 pontos, e só escapou do rebaixado porque a Portuguesa também perdeu pontos pela escalação irregular do meia Héverton – a Lusa ficou com 44 pontos e, além de evitar o rebaixamento rubro-negro, também salvou o Fluminense da degola. O Tricolor das Laranjeiras havia caído para Série B, com 46 pontos.

— Fui muito ruim pra mim na época, acharam que a culpa era minha. Foi um erro jurídico, do clube, e não meu. Eu sou pago para jogar, então eu quero jogar. A partir do momento que me falaram que eu podia jogar, eu estava pronto. Pra mim é injusto, eu tenho culpa zero – contou André Santos, que brincou sobre a situação dos rivais:

— Na verdade todo mundo queria bater no Flamengo. Todo mundo queria que o Flamengo caísse, era a oportunidade – completou.

Better Collective