O GP da Espanha teve de tudo. Toques, rodadas, abandonos e um calor que elevou a temperatura da pista acima dos 50 graus. E no meio de toda a confusão, quem se deu melhor foi a Red Bull, que além da vitória, assumiu a liderança do Mundial de Pilotos e do Mundial de Construtoras.
Antes do inicio da corrida, uma mudança no grid de largada mostrou que o GP da Espanha seria com bastante emoção. A Alpine decidiu trocar a unidade de potência de Fernando Alonso, estourando a alocação permitida do ano e forçou o espanhol a largar na última posição.
Na largada, praticamente todos os pilotos optaram por pneus macios, exceto Lewis Hamilton, que largou com compostos médios. Ao apagar as luzes, o pole position Charles Leclerc largou bem e manteve a liderança, com Max Verstappen em segundo. Quem largou bem foi George Russel, que ultrapassou Sérgio Perez e assumiu a terceira colocação.
A briga pelo quinta lugar entre Sainz, Magnussen e Hamilton não terminou bem. O espanhol conseguiu se livrar da disputa sem maiores problemas, mas Magnussen tocou na Mercedes de Hamilton, e foi para na brita. Já Lewis ficou com o pneu dianteiro esquerdo furado e foi obrigado a ir para os boxes.
No fim da primeira volta, Hamilton foi para os boxes e sugeriu a equipe que abandonassem a prova para poupar o motor, mas foi incentivado pelo seu time a continuar e pontuar na corrida. Hamilton voltou em último lugar, mas terminou em quinto, mostrando que a Mercedes pode estar se acertando.
No meio da corrida, a sorte sorriu para Max Verstappen, quando Leclerc perdeu potência no motor a acabou abandonando a prova, deixando a liderança para Russel, com Max em sua cola. Após uma nova rodada de paradas nos boxes, Perez liderava, mas Verstappen estava mais rápido e foi ajudado pela equipe. Pelo rádio, avisaram a Sérgio Perez que não era para segurar seu companheiro de equipes e então, Max assumiu a ponto, para a vitória.
A prova terminou após 66 voltas com Verstappen em primeiro, Perez em segundo e Russel em terceiro, levando a Mercedes de volta ao pódio. Com o resultado, Max assumiu a liderança do campeonato com 110 pontos, 6 a frente de Leclerc, que tem 104 pontos. Sérgio Perez aparece em terceiro com 85 pontos, seguido de George Russel, com 74.