Na sexta-feira (13), o Manchester City inaugurou a estátua de Sergio Agüero no Etihad Stadium. Feita de aço galvanizado pelo artista Andy Scott, a estátua é uma homenagem ao gol histórico do argentino, que foi marcado aos 48 do segundo tempo contra o Queens Park Rangers, o que garantiu o título inglês de 2011/2012 para os Citizens.
The goal that changed everything. pic.twitter.com/yYkKVYnHld
— Manchester City (@ManCity) May 13, 2022
No entanto, o que chamou a atenção dos fãs foi o fato de que o rosto lembra mais o alemão Toni Kroos do que Agüero em si. Até mesmo o meia do Real Madrid brincou com o fato no Twitter.
Sure? https://t.co/m7M0Owc9q9
— Toni Kroos (@ToniKroos) May 13, 2022
Mesmo que a estátua não se assemelhe tanto com o argentino, esta não foi a pior homenagem feita a um atleta. A seguir, separamos dez estátuas que ficaram marcadas por não serem muito semelhantes com as pessoas na vida real.
CRISTIANO RONALDO
Provavelmente a estátua mais famosa por ter dado errado no meio esportivo seja a de Cristiano Ronaldo. Ele coleciona homenagens no mínimo estranhas, mas o busto feito em 2017 pelo artista português Emanuel Santos para o aeroporto da Ilha da Madeira é o que mais chama a atenção.
MOHAMED SALAH
Criada para o Fórum Mundial da Juventude, a estátua de Mohamed Salah não saiu como o esperado. Localizada na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, ela foi esculpida por um importante artista do país, Mai Abdel Allah, mas pouco lembra o atacante do Liverpool.
MARADONA
Maradona tem uma estátua de 3,5 metros feita de bronze na cidade de Calcutá, na Índia, simbolizando um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a conquista da Copa do Mundo de 1986. No entanto, a imagem não se parece muito com a do argentino. Na internet, muitos compararam o rosto com o da cantora Susan Boyle.
MARCOS
Quando seu busto foi revelado no clube do Palmeiras, em 2015, Marcos brincou: “Sei que meu forte nunca foi a beleza, então está parecido comigo. Está simpático”. Porém, o rosto esculpido não é muito parecido com o do goleiro alviverde.
ANDY MURRAY
O torneio de Shanghai da ATP tem uma tradição única: os vencedores são homenageados com uma estátua terracota com seu rosto. Mas quando Andy Murray venceu a competição, em 2010, a estátua não tinha muitas semelhanças com o tenista.
ESSIEN
Ao olhar para esta estátua, é difícil dizer que ela deveria representar Michael Essien. Localizada em Gana, ela ficou famosa em 2018, mas seu artista continua desconhecido. Ela chamou a atenção da internet por suas proporções diferentes e a pouca semelhança com o ex-jogador do Chelsea.
ALEXIS SÁNCHEZ
Após vencer a Copa América de 2015, Alexis Sánchez foi homenageado com uma estátua em sua cidade natal, Tocopilla. Além dos títulos conquistados com o Chile, o artista quis agradecer pela ajuda do jogador depois das enchentes que atingiram o país. As pessoas, no entanto, reclamaram da falta de semelhança com Sánchez. A estátua chegou a ser vandalizada em 2020, mas ninguém sabe o motivo.
LUIS SUÁREZ
Outra estátua que foi vandalizada e não se parece com o jogador é a de Luis Suárez. Definida pelo artista Alberto Morales Saravia como uma obra ultrarrealista, a estátua, que está em um shopping de Salto, cidade natal do uruguaio, foi comparada com o personagem Nosferatu.
DANIEL ALVES
Outro jogador homenageado em sua terra natal foi Daniel Alves. Em 2020, foi revelada uma estátua do jogador em Juazeiro, no norte da Bahia. Porém, na internet os comentários foram de que ela pouco lembrava o lateral direito. Alguns chegaram a compará-la com o Padre Cícero.
FALCAO GARCIA
Na Colômbia, Falcao García ganhou uma estátua gigante em sua homenagem. No entanto, o rosto tem um formato diferente e parece ser bem mais velho do que o do atacante. A falta de detalhes também chamou a atenção.