Nesta quarta-feira (01), três partidas darão início as eliminatórias para a Copa Africana de Nações. O torneio, que em 2023 chegará na 34ª edição, será realizado na Costa do Marfim, com a presença de 24 seleções. Mesmo sendo sede, a seleção marfinense participará das eliminatórias.
O formato da competição é simples: todas as 49 nações são divididas em 12 grupos de 4 equipes, exceto o Grupo A, que teriam cinco seleções, e avançando direto para a Copa Africana as duas melhores de cada chave.
Entretanto, Quênia e Zimbábue foram suspensas da competição devido a uma punição da FIFA. Além das duas seleções, São Tomé e Príncipe não irá participar das eliminatórias. No grupo H, que a Costa do Marfim está, avança apenas a equipe com melhor campanha nas seis rodadas.
Para acompanhar o torneio no Brasil, será transmitido algumas partidas no canal oficial da entidade africana no Youtube. Na última edição do torneio, Senegal se consagrou campeã após derrotar o Egito nas cobranças de pênalti.
Em toda a história, a seleção egípcia é a maior campeã do torneio, com sete troféus. Na sequência, vem Camarões (5), Gana (4) e Nigéria com três taças. Também será a segunda edição realizada na Costa do Marfim, sendo a primeira em 1984, conquistada por Camarões.
Confira os grupos das Eliminatórias da Copa Africana de Nações
Grupo A: Ilhas Maurício, Nigéria, Serra Leoa, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe
Grupo B: Burkina Faso, Cabo Verde, Suazilândia e Togo
Grupo C: Burundi, Camarões, Namíbia e Quênia
Grupo D: Egito, Etiópia, Guiné e Malawi
Grupo E: Angola, Gana, Madagascar e República Centro-Africana
Grupo F: Argélia, Níger, Tanzânia e Uganda
Grupo G: Congo, Gâmbia, Mali e Sudão do Sul
Grupo H: Costa do Marfim, Ilhas Comores, Lesoto e Zâmbia
Grupo I: Gabão, Mauritânia, República Democrática do Congo e Sudão
Grupo J: Botsuana, Guiné Equatorial, Líbia e Tunísia
Grupo K: África do Sul, Libéria, Marrocos e Zimbábue
Grupo L: Benin, Moçambique, Ruanda e Senegal