Multa milionárias dificulta saída de Eduardo Coudet do Celta de Vigo
Com a saída de Martín Lasarte depois da campanha ruim do Chile nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a Associação de Futebol Profissional Chilena (AFP) iniciou a busca pelo novo treinador da Roja e tem vários nomes como candidatos.
O Torcedores.com apurou que Eduardo Coudet, que dirige o Celta de Vigo desde 2020, é um dos cotados para o cargo. O treinador de 47 anos é considerado do favorito, até porque outros treinadores, como José Pekerman, não pode assumir a seleção chilena neste momento.
Recentemente, Eduardo Coudet renovou contrato com Celta de Vigo junho até 2024. A multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 26,2 milhões, pela cotação atual). Apesar disso, o empresário, Christian Bragarnik, está autorizado pelo argentino para ouvir o projeto.
Desde então, Francis Cagigao, coordenador de seleções do Chile, tenta formatar uma proposta a fim de convencer o treinador. Eduardo Coudet tem o perfil desejado para comandar a seleção: jovem, estilo ofensivo, conhecimento do futebol sul-americano e gestão de elenco.
Ainda segundo apurou a reportagem, o projeto do dirigente chileno é dar poderes a Eduardo Coudet para implementar mudanças desde as categorias de base, onde poderá indicar nomes para comandar as equipes, até a seleção principal.
Um dos obstáculos para uma negociação seria o interesse do Celta de Vigo manter o treinador à frete de sua equipe. Eduardo Coudet, por sua vez, deseja cumprir seu contrato até para projetar internacionalmente sua carreira.
Eduardo Coudet comandou o Rosário Central, da Argentina e, o Club Tijuana, do México. Posteriormente, ele dirigiu o Racing, conquistando o Campeonato Argentino na temporada 2018/2019. Depois, o treinador assumiu, em 2020, o Internacional.
Chile tem Plano B
Ciente de que o Chile terá dificuldades para tirar Eduardo Coudet do Celta de Vigo, Francis Cagigao tem uma lista com quatro nomes surgem como opção para o cargo deixado pelo o uruguaio Martín Lasarte.
Nomes como Eduardo Berizzo, Gabriel Heinze, Hernán Crespo e Matías Almeyda são avaliados pelo dirigente chileno. Toto Berizzo está no mercado desde que foi demitido do comando do Paraguai devido aos maus resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Gabriel Heinze, por sua vez, também está disponível após pedir demissão do Atlanta United, dos Estados Unidos, em 2021. Posteriormente, seu nome foi especulado em clubes como Cruzeiro e Vasco. Porém, o argentino nunca deu indícios de uma mudança para o Brasil.
Ex-São Paulo, Hernán Crespo venceu o Campeonato Paulista de 2021. Apesar isso, o time nunca decolou sob seu comandou. Nesse meio tempo, acumulou eliminações precoces na Copa Libertadores da América e Copa do Brasil.
Além disso, a equipe teve fraco desempenho sob seu comando no Brasileirão. Logo após ser demitido no fim do ano passado, Crespo foi especulado em clubes como Atlético-MG, Fluminense e Internacional. Recentemente, foi contratado pelo Al-Duhail, do Catar.
Já Matías Almeyda não renovou seu contrato com o San José Earthquakes, dos Estados Unidos. Desde então, ele avalia algumas ofertas entre elas o convite para assumir o Chivas de Guadalajara, do México.
Gols de Falta: Vinicius Vs Celta De Vigo B. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJqOWlMM0J0MyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]