Em evento em Assunção, no Paraguai, o Peixe descobriu quem será o seu adversário nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2022. Trata-se do Deportivo Táchira, da Venezuela, que ficou em terceiro lugar no grupo do Palmeiras, na Libertadores.
Os confrontos acontecerão entre os dias 29 de junho e 6 de julho. Os clubes foram separados em dois potes, sendo que no pote 1 estavam os primeiros colocados de cada grupo do torneio e, o pote 2, contava com a presença das equipes que vieram da Libertadores.
O Santos, por ser o líder do grupo C, estava no primeiro pote do sorteio. Já o time do Deportivo Táchira estava no pote 2 após conquistar o terceiro lugar de sua chave na Libertadores.
Confira como foi a campanha do Santos na Sul-Americana até o momento
O clube paulista conquistou, com muita emoção, a vaga no grupo C da competição. Após estar com dois jogadores a mais na última rodada da fase de grupos, jogando em casa, na Vila Belmiro, diante do Banfield, da Argentina, o Santos apenas empatou o jogo e teve que contar a ajuda da Universidad de Quito, do Equador, que marcou um gol no Unión La Calera, do Chile.
Com isso, o Alvinegro Praiano conseguiu a classificação através do número de gols marcados. O Santos balançou as redes sete vezes, contra seis da equipe chilena.
O time paulista terminou a fase de grupos do torneio na liderança da chave com 11 pontos conquistados, marcando sete gols e sofrendo cinco, e tendo um aproveitamento de 61,1%.
O Peixe tenta seu primeiro título na competição, que é importante devido ao fato de que o campeão desse torneio garante uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2023.