Home Futebol Carlos De Pena é destaque da temporada do Internacional

Carlos De Pena é destaque da temporada do Internacional

Indicação do ex-técnico colorado Cacique Medina, meia uruguaio se encaixou rapidamente na equipe de Mano Menezes

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.

Quando Carlos De Pena foi anunciado pelo Internacional no último dia 1º de abril, o torcedor colorado viu o nome com desconfiança. Além de desconhecido e de já ter 30 anos, o atleta uruguaio, que estava no Dínamo de Kiev, era uma indicação de Alexander Medina, então técnico da equipe gaúcha.

PUBLICIDADE

Jogador estava acertado com o Vasco

Havia um acerto verbal de De Pena com o Vasco, que chegou a enviar no fim de março um pré-contrato para o agente do jogador, que não devolveu o documento assinado. Cacique Medina, que trabalhou com De Pena no Nacional de Montevidéu, foi decisivo para desviar a rota do meia. Mas com a demissão do técnico, coube a Mano Menezes ajudar o canhoto a se adaptar rapidamente a Porto Alegre. Titular absoluto, se tornou fundamental na equipe que se classificou para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.

PUBLICIDADE

Líder em vários fundamentos

Em levantamento realizado pelo SofaScore, desde a estreia de Carlos De Pena com a camisa colorada em 6 de abril (empate em 2×2 com o 9 de Octubre, pela Sul-Americana), o uruguaio lidera vários fundamentos entre os demais atletas do Internacional. É o primeiro em participações em gols (4), em assistências (3), em duelos ganhos (54), em bolas recuperadas (87) e tem a maior Nota SofaScore (7,26). Ainda é o segundo colocado no plantel em ações com a bola (852) e em passes decisivos (24).

A marca da chuteira que provocou uma expulsão

PUBLICIDADE

Carlos De Pena marcou seu primeiro gol com a camisa colorada no último sábado (21), convertendo pênalti diante do Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro. Ontem, na goleada de 5×1 em cima do 9 de Octubre no Beira-Rio, o uruguaio foi atingido numa disputa de bola com o zagueiro Becerra. O lance passaria batido pela arbitragem, já que não tem VAR na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Mas De Pena mostrou a marca deixada pelas chuteiras do zagueiro equatoriano em sua pele, convencendo o juiz a aplicar o cartão vermelho direto para Becerra.

Formado pelo Nacional de Montevidéu e com duas passagens pelo tradicional time uruguaio, Carlos De Pena também atuou pelo Middlesbrough da Inglaterra, no Real Oviedo da Espanha e estava desde 2019 no Dínamo de Kiev, que emprestou o jogador ao Inter até o fim do ano, quando se encerra o vínculo do meia canhoto com a equipe ucraniana. Ou seja, o contrato poderá ser renovado a partir de 2023 sem custos.

Better Collective