Não é segredo que o futebol brasileiro há muitos anos é a grande potência da América do Sul. Países como Argentina, Uruguai e Colômbia também contam com bons campeonatos em âmbito continental. Porém, com a disparidade do valor da moeda brasileira, além dos talentos brasileiros, atuar no Brasileirão é cada vez mais atrativo para estrangeiros.
Atualmente o Brasil conta com quase metade dos treinadores de fora do país na Série A. Treinadores argentinos já fizeram e fazem sucesso por aqui, contudo, os profissionais de Portugal também começam a ganhar mercado após sucessos de Abel Ferreira e Jorge Jesus. Enquanto para os jogadores a história não é diferente, com até europeus como Rafael Ramos e não há muito tempo atrás, Pablo Mari.
Gringos na artilharia
Portanto, o Torcedores.com que já realiza semanalmente uma lista atualizada com os dez jogadores do futebol brasileiro com mais gols na temporada, resolveu montar um ranking apenas com estrangeiros. Primeiramente, no lugar mais alto do pódio aparece Germán Cano. Artilheiro do Fluminense com 15 gols, rapidamente caiu nas graças dos torcedores brasileiros, no último ano, inclusive, terminou em primeiro no quesito. Além do ótimo posicionamento, o argentino chegou de forma livre ao Fluminense.
Em segundo lugar, o já ídolo do Tricolor Paulista, Jonathan Calleri. Após anos complicados na Europa, o jogador retornou ao São Paulo e rapidamente mostrou seu instinto goleador. Artilheiro do Brasileirão 2022 e marcando 14 vezes na temporada, eventualmente o famoso grito do torcedor “Toca no Calleri que é gol” segue ecoando nas arquibancadas.
Na terceira posição com 12 gols anotados, Hugo Rodallega ou “Hugito”, o veterano com passagens pela Seleção da Colômbia e Premier League assumiu com autoridade a vaga de Gilberto. Por infelicidade, o artilheiro da última Copa do Nordeste está há dois meses lesionado e acabou perdendo a “liderança” do ranking. Completam o top-5, Mendoza (10 gols) e Silvio Romero (9 gols).
Estrangeiros com mais gols no Brasil em 2022:
1º Germán Cano – Fluminense – 15 gols
2º Jonathan Calleri – São Paulo – 14 gols
3º Rodallega – Bahia – 12 gols
4º Mendoza – Ceará – 10 gols
5º Silvio Romero – Fortaleza – 9 gols
6º Parranguez – Sport- 8 gols
7º De Arrascaeta – Flamengo – 7 gols
7º Nacho Fernández – Atlético-MG – 7 gols
9º John Arias – Fluminense – 6 gols
10º David Terans – Athletico Paranaense – 5 gols