Em suas redes sociais nesta quinta-feira (26), a Fórmula 1 anunciou que Kimi Raikkonen agora irá correr na NASCAR. O finlandês, que correu por 2 décadas na principal categoria do automobilismo, voltará após 10 anos a stock norte-americana.
Além disso, Raikkonen já tem data confirmada para fazer sua primeira aparição: será na etapa de Watkins Glen, no estado de Nova Iorque, no dia 21 de agosto. O piloto irá fazer parte da equipe Trackhouse, se tornando o primeiro piloto do “Projeto 91”, que irá levar pilotos conhecidos de fora da categoria para participar da NASCAR.
Na Fórmula 1, o finlandês esteve em 349 corridas, vencendo 21 provas e estando no pódio em 103 etapas. Seu grande momento na categoria foi na temporada de 2007, quando levou a equipe Ferrari ao título. Raikkonen já tinha sido vice-campeão em duas ocasiões (2003 e 2005, ambos pela McLaren).
Entre 2010 e 2011, Kimi saiu da Fórmula 1 para participar do Campeonato Mundial de Rally, pela Citroën. Isto aconteceu após insatisfações do piloto com a sua equipe, a McLaren Mercedes. No final de 2011, a Lotus anunciou o retorno de Raikkonen para disputar a temporada do ano seguinte.
Sua última corrida pela Fórmula 1 aconteceu em Abu Dhabi, no final de 2021. Na ocasião, o piloto não conseguiu levar o carro da Alfa Romeo até o final da prova, tendo que abandonar a corrida. Em setembro daquele ano, Kimi Raikkonen já tinha anunciado que iria se aposentar no término da temporada.