Calleri desabafa após lance envolvendo Renato Augusto: “Jogamos futebol, não é vôlei”
Clássico entre Corinthians e São Paulo foi bastante agitado
No último domingo (22), Corinthians e São Paulo se enfrentaram pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo que valia a liderança e um tabu: o São Paulo nunca havia vencido uma partida na história da Neo Química Arena. Com o 1 a 1 no placar, portanto, o Corinthians conseguiu manter a liderança e segue sem perder em casa para o rival no seu estádio.
Como é comum em clássico, o jogo foi muito pegado, brigado e com reclamações envolvendo a arbitragem durante o jogo e depois que a partida termina. Dessa vez, quem reclama mais é a equipe do Tricolor. O clube reclama de uma jogada que, no mesmo lance, Jô e Renato Augusto colocam a mão na bola dentro da área, o que seria pênalti, mas, o juiz não marcou nada. Na ocasião, a partida ainda estava 0 a 0.
No final do jogo, o autor do gol Tricolor, Jonathan Calleri, exaltou a atuação da equipe e criticou a arbitragem, dizendo que esse lance só seria normal se fosse em outro esporte.
“Foi o melhor jogo como visitante em muito tempo, muito melhor do que todos do Paulistão. Tivemos a bola o tempo todo, só criaram o gol do Jô impedido e que para mim foi falta. Tive duas chances, o Arboleda outra e um pênalti claro. Renato Augusto é um craque, mas pegou na bola com as duas mãos. Jogamos futebol, não é vôlei. Não sei como não foi pênalti”, declarou o atacante.
Veja abaixo o lance em que Renato Augusto coloca a mão na bola:
A bola bate na mão do Renato Augusto que está com o braço aberto dentro da área. Mesmo que não seja intencional, a regra diz que deveria ser marcado pênalti para o São Paulo.
VAR Fail ❌
— VAR Check Brazil Ⓜ️ (@VAR_Brazil) May 23, 2022
O lance aconteceu aos 19 minutos do primeiro tempo. Primeiro tempo que foi todo do clube do Morumbi. O Tricolor fez 1, mas poderia facilmente ter feito três ou quatro, se não fosse as grandes defesas de Cássio, eleito o melhor da partida.
No intervalo, as duas equipes mudaram o esquema tático e saíram do esquema com 3 zagueiros. Vitor Pereira foi mais simples, tirou o zagueiro Gil e colocou o meia-atacante Adson. Por outro lado, Rogério Ceni, foi mais radical, trocando três de uma vez só: Patrick no lugar do Reinaldo, Eder no lugar do Luciano e Rafinha no lugar do Igor Vinícius.
No segundo tempo, após as mudanças, o jogo mudou completamente, com o Corinthians passando a dominar mais a partida. Na entrevista após o jogo, o argentino Calleri comentou sobre isso.
“O treinador deles mudou o jeito de jogar, eles pressionaram mais em cima e tiveram melhores chances no segundo tempo. O São Paulo mostrou no primeiro tempo que podemos brigar por grandes coisas. Foi bárbaro”, disse o atacante, que mesmo admitindo um bom segundo tempo do adversário, acha que o resultado foi injusto.
“Fizemos um primeiro tempo incrível, tivemos muitas chances de fazer gol […] No primeiro era para matar e não matamos. O empate não é justo. Vínhamos para ganhar”.
Tabu de Corinthians x São Paulo continua
Com o empate, o Tricolor manteve o tabu de 16 jogos sem vencer (10 derrotas e seis empates) em Itaquera, desde que o estádio foi inaugurado, em 2014.
Confira os jogos:
- 2014: Corinthians 3×2 São Paulo – Brasileirão
- 2015: Corinthians 2×0 São Paulo – Libertadores
- 2015: Corinthians 6×1 São Paulo – Brasileirão
- 2016: Corinthians 2×0 São Paulo – Paulistão
- 2016: Corinthians 1×1 São Paulo – Brasileirão
- 2017: Corinthians 1×1 São Paulo – Paulistão
- 2017: Corinthians 3×2 São Paulo – Brasileirão
- 2018: Corinthians 1×0 São Paulo – Paulistão
- 2018: Corinthians 1×1 São Paulo – Brasileirão
- 2019: Corinthians 2×1 São Paulo – Paulistão
- 2019: Corinthians 2×1 São Paulo – Paulistão
- 2019: Corinthians 1×0 São Paulo – Brasileirão
- 2020: Corinthians 1×0 São Paulo – Brasileirão
- 2021: Corinthians 2×2 São Paulo – Paulistão
- 2021: Corinthians 0x0 São Paulo – Brasileirão
- 2022: Corinthians 1×1 São Paulo – Brasileirão