Desde 2020, Guilherme Arana é o defensor com mais assistências no Brasileirão; confira números
Arana é um dos destaques do futebol brasileiro nas últimas temporadas
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, tem sido nas últimas temporadas não só destaque entre os laterais, como entre todos os jogadores que atuam no país. Arana é peça fundamental no Galo e tem grandes chances de disputar a próxima Copa do Mundo, no Catar, em novembro e dezembro.
E um dado comprova que o lateral está realmente entre os melhores jogadores do nosso futebol. Desde 2020, ele é o defensor com mais assistências e passes decisivos no Brasileirão. Arana fez 67 jogos (pelo Brasileirão desde 2020), com 12 assistências e 113 passes decisivos – que são passes que nem sempre terminam em gols, mas deixa o companheiro em condições de finalizar. Segundo o “SofaScore”, esses números fazem com que ele seja o líder entre os defensores nestes quesitos.
Outros números importantes levantados pelo “SofaScore” é que o lateral defensivamente vai muito bem também. Ao todo, desde 2020 no Brasileirão, ele teve 379 bolas recuperadas, 82 desarmes, além de 15 amarelos e nenhum vermelho. Em gols marcados, Guilherme Arana não se destaca muito, com apenas 5 gols.
Revelado pelo Corinthians, o lateral de 25 anos vive o auge de sua carreira. Após 3 temporadas no Timão e dois títulos do Campeonato Brasileiro, Arana se transferiu para o Sevilla em 2018 e não se firmou. Acabou emprestado para o Atalanta no ano seguinte, até ir para o Atlético, em 2020. Em sua terceira temporada pelo Galo, o jogador conquistou o Brasileirão, Copa do Brasil, estaduais e foi convocado para a seleção brasileira. Inclusive, foi campeão olímpico, em 2020.
Ao todo, pelo Galo, Guilherme Arana já disputou 110 partidas, a maioria como titular. Pelo Corinthians, clube que ele mais havia jogado e se destacado, foram 58 partidas ao todo. No Timão, foram apenas 4 gols e 4 assistências.
Com Arana em campo, o Atlético-MG enfrenta o América-MG em confronto pela Libertadores. O jogo é nesta terça (03), às 21h30.