Quem é Todd Boehly, dono dos Lakers e Dodgers e que deve comprar o Chelsea
Boehly negocia exclusivamente a compra do clube inglês por quantia bilionária
Boehly negocia exclusivamente a compra do clube inglês por quantia bilionária
De acordo com a imprensa britânica, o consórcio liderado pelo empresário Todd Boehly foi nomeado como o comprador preferencial do Chelsea nesta sexta-feira (29), o que lhe dará um período de negociação exclusiva para a compra do clube.
Apesar de uma proposta de 4,25 milhões de libras ter sido apresentada na última hora pelo britânico Jim Ratcliffe, o Raine Group, banco de Nova York que Roman Abramovich deixou como responsável pela venda do clube, escolheu a oferta de 3 bilhões de dólares feita por Todd Boehly, Mark Walter (executivo americano), Hansjörg Wyss (empresário suiço), Jonathan Goldstein (investidor imobiliário britânico) e a firma de investimento americana Clearlake Capital.
Quem é Todd Boehly
Mas quem é o empresário americano que encabeça essa proposta e que deve ser dono do Chelsea em breve? Boehly estudou finanças nas universidades William & Mary e London School of Economics. Com 46 anos de idade, ele tem investimentos em diversas áreas e possui uma fortuna avaliada em US $4,5 bilhões, de acordo com levantamento feito pela Forbes em 2021.
Ele iniciou sua carreira nos anos 90 trabalhando para diferentes bancos e empresas de investimento, incluindo o Citibank, o Credit Suisse, a J.H. Whitney & Company e o Guggenheim Partners, onde chegou ao cargo de presidente. Em 2015, ele ajudou a criar a Eldridge Industries, uma holding que atua em diversos setores, como mídia, esportes, tecnologias, seguros, mercado imobiliário, entre outros.
Além de CEO e presidente da Eldridge, atualmente Boehly é CEO da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, dono da DraftKings e da Cloud9, e também atua como investidor e dentro do conselho de outras empresas.
Boehly tem grande experiência no mundo dos esportes. Em 2012, ele comprou 20% do Los Angeles Dodgers, time da Major League Baseball. Dois anos depois, ele integrou o grupo que adquiriu o Los Angeles Sparks, equipe da WNBA. Já em julho de 2021, Boehly e Mark Walter compraram juntos 27% do Los Angeles Lakers, da NBA. Desde que investiu nessas franquias, os Dodgers venceram sua sétima World Series em 2020, enquanto os Sparks se tornaram tricampeões da liga em 2016.
Vale lembrar que Boehly já havia tentado comprar o Chelsea em 2019. Naquela época, Roman Abramovich pedia cerca de 3 bilhões de libras, mas a proposta do americano não passou de 2,2 bilhões, e por isso o negócio não foi para frente. Mais recentemente, no início de 2022, sua tentativa de comprar o Washington Spirit, time da liga de futebol feminino dos Estados Unidos, também não foi bem sucedida.