Música e futebol sempre caminharam lado a lado e isso só fica mais forte a cada quatro anos quando o maior evento do esporte volta a acontecer
A Copa do Mundo do Catar 2022 se aproxima e, com ela, mais um evento capaz de movimentar nações por meio da bola e, por que não, da música. A cada quatro anos, é ela quem dita os sons nos estádios e, com a “ajudinha” da internet, alcança até mesmo os povos mais distantes do país sede.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtT01qRDc5RyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Um exemplo disso foi o fenômeno que ganhou a voz da Shakira no Mundial de 2010 na África do Sul. Quem não se lembra do icônico “Waka Waka” de refrão cativante, fácil de cantar e que se tornou o maior hit da história de todas as Copas? Para se ter uma ideia do “poderio” desse tema, hoje, ela registra mais de 3 bilhões de visualizações no Youtube.
Naquela que foi a primeira edição em continente africano, o público ainda se apegou com uma outra música. Wavin’ Flag, do rapper somali K’NAAN foi feita inicialmente para estar nas campanhas publicitárias de uma marca de bebidas, mas acabou estourando a bolha e alcançando as grandes massas.
Next stop: #FinalDraw
Discover the groups on 1 April#FIFAWorldCup pic.twitter.com/w6EdQFa0WL
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) March 31, 2022
Na Copa do Mundo seguinte, cuja sede era o Brasil, a artista responsável por emprestar suas cordas vocais foi a carioca Claudia Leitte. Ao lado dela, performaram também o DJ Pitbull e a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez na música de nome “We Are One (Ole Ola)”.
O sorteio do Mundial do Catar que definirá os primeiros passos das 32 seleções em novembro acontece hoje, às 13h (Brasília). Por ser cabeça de chave, a “Amarelinha” pode ter em seu grupo algumas pedreiras como a campeã de 2014, Alemanha, e a Dinamarca, semifinalistas da última Eurocopa.
Confira as músicas-tema da história da Copa do Mundo:
2018, na Rússia:
2014, no Brasil:
2010, na África do Sul:
2006, na Alemanha:
2002, na Coréia do Sul e no Japão:
1998, na França:
1994, nos Estados Unidos:
1990, na Itália:
1986, no México:
1982, na Espanha: