Home Futebol Rincón foi o primeiro colombiano a disputar a Champions League e a conquistar o Mundial

Rincón foi o primeiro colombiano a disputar a Champions League e a conquistar o Mundial

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Ídolo de seu país, o ex-volante de Palmeiras e Corinthians marcou época

O mundo do futebol perdeu Freddy Rincón na madrugada desta quinta-feira (14), mas os feitos do ex-meia e volante colombiano, ídolo do Corinthians e com passagens por gigantes como Palmeiras, Real Madrid, Cruzeiro e Santos, seguem eternizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalista Tomás Rosolino, do Meu Timão, publicou em seu Twitter alguns feitos individuais de Rincón que ficaram marcados especialmente na história de seu país.

Ele lembrou que Rincón foi o primeiro colombiano a conquistar o Mundial de Clubes da FIFA, em 2000, quando foi capitão do Corinthians e ficou marcado na história do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O outro foi o fato de ter sido o primeiro colombiano a ter marcado gols na Copa do Mundo e no Mundial de Clubes. Ele marcou pela Colômbia, onde disputou os Mundiais de 1990, 1994 e 1998, e pelo Corinthians, no Mundial de 2000, quando foi às redes contra o Al Nassr, da Arábia Saudita. Relembre:

Rincón também foi o primeiro colombiano a disputar a UEFA Champions League, quando trocou o Napoli pelo Real Madrid em 1995 e disputou a edição pelo clube merengue.

Por fim, Rincón é nada mais, nada menos que o jogador colombiano com mais jogos e mais participações em Copas do Mundo. Ao lado da geração marcada por craques, esteve nos Mundiais em 1990, 1994 e 1998. Além dele, apenas Valderrama esteve nas três edições de Copa do Mundo seguidas disputadas pela Colômbia.

PUBLICIDADE

Rincón foi campeão colombiano pelo América de Cali em 1990 e 1992, campeão da Copa da Colômbia pelo Santa Fe em 1989. Depois, já no Brasil, conquistou o Paulistão pelo Palmeiras em 1994. No Corinthians se tornou ídolo e foi capitão nas conquistas do Paulistão de 1999, do Brasileirão de 1998 e 1999, e do Mundial de Clubes de 2000.

PUBLICIDADE

Veja o registro feito sobre os feitos de Rincón:

PUBLICIDADE

“Alguns feitos individuais da enorme carreira de Freddy Rincon

Primeiro colombiano campeão mundial de clubes
Único colombiano a marcar gol na Copa do Mundo e no Mundial de Clubes
Primeiro colombiano a jogar Liga dos Campeões
Colombiano com mais jogos e participações em Copas”

Better Collective