Onde assistir, horário e mais: Tudo o que você precisa saber sobre o GP da Emilia-Romagna
Corrida em Ímola acontece neste domingo (24), e o Torcedores.com te mostra todas as informações da quarta etapa da temporada da F1
A Fórmula 1 chega neste final de semana a Europa, mais exatamente a Ímola, para realização da quarta etapa da temporada 2022. O GP da Emília-Romagna acontecerá no domingo (24), a partir das 10h, com transmissão da Band, e cobertura do Torcedores.com. Confira abaixo todas as informações sobre o famoso circuito e o que esperar da corrida em seus 4,909 km de percurso.
Temporada de Sprint Race começa em San Marino
Junto ao grande prêmio no domingo, a etapa será a primeira do ano no formato Sprint. Isto é, uma corrida com menos voltas, sendo limitados a 100 km do trajeto total (equivale a 20 voltas em Ímola). Desde 2021 a F1 adotou este formato, realizando em três etapas no ano anterior: Silverstone (ING), Monza (ITA) e Interlagos (BRA). Nesse ano, além da Emilia-Romagna, Áustria e Brasil serão as etapas da Sprint Race.
Além disso, as prints são também menos curtas em questão de tempo, com duração de 25 a 30 minutos. Na pontuação, uma das mudanças que a FIA realizou é o aumento de pontos ao vencedor, chegando também até o oitavo colocado. Quem terminar na frente e largar na pole, leva 8 pontos, o segundo, 7, e assim seguindo até o 8º. Por fim, quem largar na pole da Sprint Race tem garantido a pole na corrida, mesmo não vencendo a prova curta. A ordem de pilotos para a corrida no treino de classificação, que ocorre na sexta-feira (22).
Em breve explicação: se piloto X terminou o treino na liderança, e na sprint ficou em 4º, ele mesmo assim sai na frente na corrida. Enquanto isso, o piloto Y que ficou em 10º na classificação e ganhou a prova de sábado, vai sair de sua posição de origem no domingo.
Ferrari quer disparar na frente, mas terá um outro desafio, além de vencer a equipe rival
Com um ótimo início de campeonato, a Ferrari chega a Ímola como favorita no Grande Prêmio da Emília-Romagna. Entretanto, a previsão dos meteorologistas é de chuva forte para o dia da corrida, o que pode afetar o plano da escuderia italiana. Contudo, as equipes adversárias vem passando sérias dificuldades nessas etapas iniciais, principalmente a Red Bull. O enfraquecimento do carro da Mercedes, as falhas e abandonos de Max Verstappen e a RBR mostram que pode ser a grande oportunidade para Charles Leclerc disparar na classificação.
Em suas redes sociais, a Red Bull publicou um vídeo do embate roda a roda entre Verstappen e Leclerc. “Mais do mesmo em Ímola, Ferrari?” postou a equipe austríaca.
Round 3 ⚔️ More of the same in Imola, @ScuderiaFerrari? 🍿pic.twitter.com/imEdCoSVMf
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) April 17, 2022
Mercedes ainda está no páreo e pode surpreender?
Enquanto todos citam Red Bull e Ferrari como favoritas, a equipe alemã ainda corre por fora para tentar algo em 2022. Isso ocorre já que algumas mudanças em seus carros fizeram com que Lewis Hamilton e George Russell não consigam estar brigando por vitórias. Porém, ainda é cedo para falar que a Mercedes está fora da disputa pelo título.
Nas três primeiras corridas, Lewis e Russell conquistaram 65 pontos, 10 a mais que a Red Bull. Vale ressaltar que a RBR teve dois abandonos de Max Verstappen (Bahrein e Austrália), e o atual hepta-campeão ficou apenas em 10º no GP da Árabia Saudita. Mesmo com poucas melhorias, o chefe da equipe, Toto Wolff, coloca os pés no chão em relação ao que espera da temporada: “Sabemos que não temos o ritmo da Ferrari e da Red Bull no momento. É brilhante ver como todos nas fábricas estão trabalhando juntos para conseguir isso”, disse Wolff.
Confira mais informações sobre o Grande Prêmio de Ímola de F1
Data: 22, 23 e 24/04/2022
Horários: Treino de Classificação – 12h de sexta-feira (22); Sprint Race – 11h30 de sábado (23); Corrida – 10h de domingo (24)
Transmissão: TV Band e BandSports
Circuito: Autódromo Dino e Enzo Ferrari
Localização: Ímola, Emília-Romanha (ITA)
Número de voltas: 63
Distância por volta: 4,909 km
Distância total do circuito: 309,049 km
Último vencedor: Max Verstappen