Mercado da Bola: Botafogo e Corinthians estão de olho em volante que jogou Copa do Mundo pela seleção
Volante está fora do país há mais de uma década e poderia estar de volta no meio do ano
Com uma Copa do Mundo pela seleção brasileira no currículo, o volante Luiz Gustavo, do Fenerbahçe, pode pintar no futebol brasileiro nos próximos meses. O atleta estaria sendo sondado por Botafogo e Corinthians, sendo que o segundo já teria analisado sua contratação há alguns meses. A informação foi divulgada pelo portal italiano Calciomercato, especialista em mercado da bola.
O que dificultaria a negociação é seu contrato com o Fenerbahçe, que só vence no meio do ano que vem. O atleta, porém, perdeu a posição de titular na equipe e tem ficado no banco de reservas, o que pode ser motivo para uma liberação dos turcos.
Caso se abram, as negociações com Botafogo e Corinthians devem se desenrolar até julho, já que a próxima janela de transferências só se abre no dia 18 do mês citado para novos reforços no futebol brasileiro.
Luiz Gustavo tem carreira europeia e na seleção brasileira
O volante de 34 anos foi revelado nas divisões de base do CRB, mas se profissionalizou no Corinthians-AL, em 2006. Em 2007 voltou ao CRB e ficou por alguns meses, até sair para o Hoffenheim, da Alemanha. Conseguiu espaço no clube alemão e se tornou peça importante no elenco, ficando por três anos e meio na equipe, até chegar ao Bayern de Munique em 2010. Pelo gigante alemão ganhou destaque e ficou por três temporadas, conquistando um título alemão, uma Copa da Alemanha, uma Supercopa da Alemanha, e uma Liga dos Campeões da Europa, em 2012/13. Ele saiu para o Wolfsburg em 2013/14 e conquistou uma Copa da Alemanha em sua segunda temporada pelo clube. Foram quatro temporadas pelos ‘Lobos’ até sair em 2017 para o Olympique de Marselha. Foram dois anos e meio no clube francês até chegar ao Fenerbahçe em 2020.
Pela seleção brasileira, Luiz Gustavo tem 41 jogos disputados, tendo atuado na Copa das Confederações de 2013, quando o Brasil ficou com o título, e na Copa do Mundo de 2014.