Holandês liderou duas partes do treino e garante a liderança da prova sprint. Etapa acontece nesse sábado (23)
O treino para a Sprint Race do GP da Emília-Romagna trouxe todo tipo de emoção possível. Mesmo com chuva forte caindo na região nesta sexta-feira (22), garantiu para Max Verstappen a pole position da prova de amanhã. Completando o top 3, o atual líder do campeonato Charles Leclerc larga em segundo, enquanto Lando Norris e a McLaren saem na terceira posição.
Vale lembrar que o grid realizado nesta sexta-feira, é válido apenas para a Sprint Race. Com o término da prova curta é definido as posições para a etapa de domingo.
Show de Bandeiras Vermelhas atingiu Ímola
Desde o Q1, as bandeiras vermelhas e paralisação do treino se tornaram frequentes com a chuva que se aproxima. Porém, para Alexander Albon o problema foi no superaquecimento dos freios antes mesmo de completar uma volta válida. Com isso, o austríaco precisou abandonar o treino e largar na última posição na prova sprint.
No início do Q2, a chuva esperada em Imola veio com força total. Todavia, Carlos Sainz bateu o carro nas barreiras e também saiu da classificação. O espanhol não teve nenhuma fratura grave e estará na pista neste sábado (23).
Durante a reta final do treino, Magnussen e Bottas também bateram seus carros e causou o abandono dos pilotos. Após quase uma hora e quarenta de classificação, a última bandeira verde retomou a disputa faltando pouco mais de 3 minutos pro término.
Mercedes novamente deixa a desejar
Algo não esperado pelos fãs e também pela Mercedes seria o fraco desempenho de Hamilton e Russell na Emília-Romagna. O inglês sete vezes campeão por pouco não ficou pelo Q1, conseguindo a 15° posição. Entretanto, Hamilton fez 1:21:138, sete décimos a mais de sua volta na primeira rodada eliminatória, não sendo suficiente para ficar entre os 10 primeiros.
Já Russell, esteve entre os líderes no começo do treino, e até fez uma boa volta na sequência. Porém, ficou bem abaixo de Sainz, que mesmo abandonando a disputa, garantiu a vaga no Q3, eliminando o jovem piloto da Mercedes.
Entenda como funciona a Sprint Race
Para esse final de semana, a F1 adotou o formato de corrida sprint, que é uma prova curta. Além disso, é nela onde se define o grid de largada para o GP no domingo, e também garante pontos ao vencedor.
Nessa temporada, três etapas serão com esse formato: Emília-Romagna, Monza e São Paulo. Uma das diferenças para uma prova normal é que a sprint acontece em até 30 minutos, ou 100km do percurso total. Quem vencer, garante 8 pontos, seguindo até o oitavo colocado que fatura um ponto.
A etapa acontece neste sábado (23), a partir das 11h com transmissão da TV Band e cobertura do Torcedores.com.
Confira abaixo o grid de largada para a Sprint Race em Imola: