Mano Menezes quebra sequência de técnicos estrangeiros no Internacional
Técnico é o primeiro brasileiro no colorado desde Abel Braga em 2020
Desde que assumiu, o projeto do presidente Alessandro Barcellos no Internacional envolve principalmente técnicos estrangeiros. Nesse sentido, foram contratados Miguel Ramírez, Aguirre e Medina. Porém, o clima ruim criado no Beira-Rio pelos recentes fracassos de Medina levou a direção a mudar os planos. Atualmente, o objetivo dessa mudança é justamente trazer novamente a paz para o ambiente de trabalho. Dessa forma, Mano Menezes, que é natural do Rio Grande do Sul, assume como o primeiro técnico brasileiro desde Abel Braga, e quebra a sequência de estrangeiros.
Em conclusão, a passagem recente de Alexander Medina foi marcada por eliminações e resultados ruins em todas as competições. No campeonato gaúcho, o colorado foi eliminado pelo rival Grêmio na semifinal. Na copa do Brasil, o time perdeu para o pequeno Globo, da série D, em um resultado decepcionante. Por último, os resultados ruins contra times considerados muito inferiores na Copa Sul-Americana. O trabalho de Medina foi marcado por um bom relacionamento com o elenco e com a direção. Mas um desempenho abaixo do esperado, com o técnico não conseguindo executar suas ideias de jogo. A maior crítica por parte da torcida era justamente a falta de estabilidade do time de Medina, mesmo após mais 3 meses de trabalho.
Outros técnicos estrangeiros não tiveram sucesso no Internacional
Antes de Medida, o também Uruguaio Diego Aguirre liderava o Internacional. À primeira vista, ele contava com uma boa relação com o colorado, tendo já trabalhado no lado vermelho de Porto Alegre como jogador e técnico. Aguirre iniciou o seu trabalho no meio de 2021 e teve um desempenho inicial bom, com vitórias em partidas importantes. Porém, o desempenho do time caiu muito e o técnico acabou não conseguindo alcançar o objetivo principal, que era uma vaga na Copa Libertadores. Por fim, o Inter acabou não mantendo Aguirre no cargo.
No início de 2021, o Inter apostou no Espanhol Miguel Ángel Ramírez, um técnico vitorioso vindo do Independiente del Valle. Ele chegou com moral em Porto Alegre, trazendo um estilo de jogo único e que havia tido sucesso em seus trabalhos anteriores. Ao contrário de Medina e Aguirre, o espanhol não teve um bom relacionamento com a direção e com o grupo de jogadores. À medida que as vitórias não vinham, essa relação foi piorando. No fim, o Inter acabou optando por demitir o técnico.
O último caso de sucesso foi o de um Brasileiro: Abel Braga
A última vez que o Inter disputou um título importante foi justamente com Abel Braga em 2020. O técnico, que possui uma longa história de sucessos com o Internacional, teve um desempenho tão bom que fez o Colorado brigar pelo título, perdendo a liderança na última rodada. No entanto, mesmo com o bom desempenho, o Presidente Alessandro Barcellos decidiu não manter Abel no Cargo, para a tristeza da maioria da torcida colorada.
LEIA MAIS