Histórica camisa de “La mano de Dios” de Maradona vai a leilão; veja a quem ela pertence
No jogo entre Argentina e Inglaterra na Copa de 1986, Maradona fez dois dos gols mais famosos de toda história do futebol
O sonho de milhões de colecionadores de camisas de futebol de todo mundo pode ser concretizado em breve. Isso porque o uniforme azul usado pelo argentino Diego Maradona no duelo contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 vai a leilão nos próximos dias e pode ser adquirido por qualquer pessoa.
Mas quem quiser a histórica camisa do astro da Argentina terá que abrir o cofre. A casa de leilões britânica “Sotheby’s” informou que vai colocar o objeto à disposição em lance inicial de 5 milhões de dólares (cerca de R$ 23,5 milhões), com estimativa para alcançar os 8 milhões de dólares – cerca de R$ 37,5 milhões.
A disputa por uma das maiores joias da história do futebol mundial começará em 20 de abril e terminará em 4 de maio.
“A camisa está em boas condições gerais, consistente para uso cotidiano, transpiração e até atividade física. Tem um leve desfiado na parte frontal inferior da camisa e pequenas manchas por toda parte”, esclareceram os responsáveis pelo leilão.
O uniforme é carregado de história. Na partida realizada em 22 de junho de 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo no México, a Argentina venceu a Inglaterra por 2×1 com direito a dois dos gols mais famosos de todos os tempos.
No primeiro gol da partida, já no segundo tempo, Maradona pulou para dividir com o goleiro Peter Shilton e colocou a bola para as redes usando a mão esquerda. “Foi um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus”, declarou o camisa 10 na época. Esse lance ficou conhecido como “La mano de Dios”.
Na sequência, Maradona ampliou o placar com um gol antológico. Ele percorreu 55 metros do campo com a bola grudada ao seu pé esquerdo, driblou diversos jogadores ingleses, passou pelo goleiro e marcou o segundo tento argentino. Foi o chamado “gol do século”.
A quem a camisa de Maradona pertence?
A camisa está exposta no National Football Museum, na cidade de Manchester, desde 2004, mas pertence ao ex-jogador inglês Steve Hodge, que defendeu a Inglaterra neste duelo de 1986. Em entrevista recente à imprensa britânica, ele explicou como ganhou o presente de Maradona.
“Pensei comigo: ‘vou tentar pegar essa camisa’. Estava descendo aos vestiários atrás do gol e Maradona caminhava com dois de seus companheiros. Olhei nos olhos dele, joguei minha camisa no seu colo como se dissesse ‘há alguma chance de troca?’, e ele se aproximou, fez um gesto de oração e trocamos de camisa. E foi isso. Muito simples”.
It's been an honour and a privilege to look after *that* Diego Maradona shirt for over 18 years.
Interested to see who snaps it up next. There's always room in our squad for another loan signing… 😉 https://t.co/94ANl1tQMT pic.twitter.com/qv1rtrKGNc
— Nat. Football Museum (@FootballMuseum) April 6, 2022