O Torcedores.com esteve na madrugada acompanhando a terceira etapa da Fórmula 1. Confira todos os detalhes, resumindo o que teve de bom em Albert Park
Na madrugada de sábado (09) para domingo (10) aconteceu o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. A terceira etapa da temporada 2022 teve vitória de Charles Leclerc, que dominou o GP de ponta a ponta; Sergio Perez ficou em segundo, enquanto George Russell completou o pódio.
Vamos te trazer todos os detalhes do que aconteceu em Albert Park. Se liga!
Pré-Corrida: Leclerc pole
Mostrando que a Ferrari quer o título neste ano, Charles Leclerc fez ótimo treino classificatório. No Q3, a disputa foi acirrada entre Leclerc e Verstappen, candidatos ao troféu. O francês liderou em quase todo o tempo, mas na última volta, Max fez 1.18.154, assumindo a ponta. Entretanto, Leclerc ainda estava na volta, e fez 1.17,868, superando o tempo do holandês, garantindo sua décima primeira pole na carreira.
Apoio gigante ao piloto de casa
Antes mesmo de iniciar a corrida, no famoso “Build-Up”, onde os pilotos andam cumprimentando o povo nas arquibancadas, Daniel Ricciardo foi ovacionado pelo torcedor. O piloto da McLaren mostrou um grande sorriso por estar pilotando em Albert Park após três anos. Em 2020, devido a pandemia, o Grande Prêmio da Austrália foi cancelado.
"My jaw's hurting from smiling so much!" 😁
– @danielricciardo
#AusGP #F1 pic.twitter.com/U2M6TmJqYq— Formula 1 (@F1) April 10, 2022
Começo de corrida bom para Hamilton e Leclerc, enquanto para Sainz… Yellow Flag!
Para surpresa de muitos, um dos que melhor iniciou a corrida foi o inglês. Aproveitando a oportunidade e os erros de Lando Norris, seu compatriota, conseguiu passá-lo e também, ultrapassou Sérgio Perez. Enquanto Leclerc conseguiu manter a ponta, o espanhol fez péssima largada, e logo na terceira volta, derrapou e abandonou a corrida. Com o abandono de Sainz, já teve bandeira amarela no começo de prova.
Após 3 voltas de bandeira amarela, recomeço bom para a Ferrari
Na saída do safety car da pista, Leclerc conseguiu permanecer na liderança, abrindo boa vantagem contra Verstappen, beirando cinco segundos na volta 12. Na disputa pelo terceiro lugar, Hamilton e Perez brigaram, com o mexicano se dando melhor e garantindo a ultrapassagem.
Voltando da parada na volta 21, Ricciardo fez um grande confronto valendo a 10º posição. O australiano manteve o lugar, conseguindo segurar Albon e Ocon. Três voltas depois, Sebastian Vettel bateu na zebra alta, abandonando a corrida e causando nova ação do safety car.
Mais um safety car, mais uma ótima volta de Leclerc
Após a saída do SC na volta 26, o piloto da Ferrari novamente segurou Max, não deixando ser ultrapassado. Por outro lado, George Russell encostou na liderança, e também, Alonso aproveitou o embalo para garantir o quarto lugar.
Durante as voltas 34 a 37, uma grande disputa envolvendo Perez e Russell pegou fogo. O mexicano precisou de uma bela manobra para conseguir a ultrapassagem, assumindo a vice-liderança, garantindo até o fim.
Fim de prova para Verstappen
Durante a volta 39, Max Verstappen teve um problema mecânico e precisou abandonar a corrida. Em certos momentos, na transmissão, mostrava que tinha princípios de fogo no carro. Entretanto, não é de hoje que problemas nos carros da Red Bull passam por algumas dificuldades.
Na abertura da temporada, em Sakhir, o atual campeão abandonou a prova faltando três voltas para o final. Ao que tudo indica, o problema de potência no RB18 foi o mesmo motivo de Albert Park, o que pode preocupar a equipe para o restante da temporada. Resta ver o que a Red Bull planeja para a próxima etapa, em Ímola.
Piloto do dia: Alexander Albon?
O fã da Fórmula 1 queria entender o que Alexander Albon e a Williams estavam planejando. Já tinha chego na penúltima volta, o tailandês não tinha ido aos boxes e ficava próximo de uma desclassificação. Porém, era tudo jogada da equipe, que ainda colocou pneus supermacios para buscar a melhor volta. Todavia, Charles Leclerc ainda fez uma última volta com seis décimos abaixo, garantindo mais um pontinho além dos 25. Para Albon, o ponto da décima colocação estará de bom tamanho.
Piloto do dia: Sim, Alexander Albon! Para os fãs…
Se analisarmos a estratégia feita, um tanto quanto bizarra da equipe Williams, o piloto soube segurar os pneus duros. Além disso, arriscou a sorte de ir para a última volta em busca de conseguir um ponto, que poderia ser dois, terminando na 10º posição. Fora que também conseguiu fazer o GP da Austrália muito mais emocionante, podendo dizer inesquecível. Merecia o prêmio de piloto da prova só por esse plano que teve sucesso para a Williams.
Próxima parada: Emilia Romagna
Em duas semanas, nos dias 22 a 24 de abril temos o GP da Emilia Romagna, ou GP de Ímola. Para muitos, é a grande oportunidade de Leclerc embalar mais ainda no campeonato, abrindo grande vantagem na liderança. Entretanto, vale lembrar que o circuito é de extrema dificuldade, com curvas traiçoeiras.
Confira como terminou o top 10 do Grande Prêmio da Austrália
Vencedor: Charles Leclerc (FRA) – Ferrari
2º Sergio Perez (MEX) – Red Bull
3º George Russell (ING) – Mercedes
4º Lewis Hamilton (ING) – Mercedes
5º Lando Norris (ING) – McLaren
6º Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren
7º Esteban Ocon (FRA) – Alpine
8º Valtteri Bottas (FIN) – Alfa Romeo
9º Pierre Gasly (FRA) – AlphaTauri
10º Alexander Albon (TAI) – Williams
Próxima corrida: Grande Prêmio de Ímola (ITA), dia 24 de abril às 10h. (horário de Brasília)