Verdão tem feito rodízio de jogadores neste início de temporada
O Palmeiras derrotou o Emelec na última quarta-feira (27), pela Libertadores e segue com 100% de aproveitamento na competição. Mais uma vez, o Verdão entrou com um time misto, poupando alguns jogadores, como Dudu, Veiga, Marcos Rocha e Zé Rafael. Esse rodízio de jogadores no Palmeiras tem sido constante desde o Campeonato Paulista em que Abel Ferreira focou primeiro no Mundial de Clubes, depois na Recopa e depois nos clássicos e mata-mata do Paulistão.
Agora, o foco do Palmeiras tem sido o Campeonato Brasileiro, entrando com um time alternativo em todas as partidas dessa primeira fase da Libertadores. Mas, um fato tem chamado atenção. Gustavo Gómez, capitão da equipe e um dos principais jogadores, quase nunca é poupado. O incansável zagueiro joga quase todas as partidas.
Gómez soma atualmente dez jogos seguidos como titular do time. Entre os jogadores de linha, ninguém chega nem perto da marca. Em segundo lugar, os dois que têm mais jogos são o volante Danilo e o lateral Piquerez, com quatro jogos cada.
Porem, existe uma explicação pra isso. O Palmeiras faz esse rodízio com auxílio do Núcleo de Saúde Performance (NSP). O NSP reúne os profissionais do departamento médico, preparação física, fisiologia, odontologia, nutrição, podologia, psicologia, entre outros que trabalham com o elenco. Diariamente, o chefe do NSP se reúne com membros da comissão técnica e apresenta um relatório com notas de 0 a 10 dos jogadores quanto a seus índices de recuperação física, baseado em análise dos profissionais de todos esses departamentos citados acima. E a nota de Gustavo Gómez vem sendo sempre próxima do 10.
Além disso, o jogador é o homem de confiança do Abel Ferreira. O paraguaio não é capitão por acaso. Abel tem escalado o jogador até em partidas teoricamente mais fáceis, como contra o Independiente Petrolero, pela Libertadores. Há no elenco, inclusive, outros jogadores com nota próxima de 10, mas que são poupados mais vezes que Gómez, devido a esse “carinho” especial que Abel tem pelo zagueiro.
Provavelmente, o zagueiro deve ser poupado ou na próxima partida, contra o Juazeirense, no sábado, pela Copa do Brasil, ou na próxima terça, contra o Independiente Petrolero, pela Libertadores.