Tricolor vence equipe uruguaia e conquista título inédito. Além disso, é a primeira equipe a vencer o torneio de forma invicta
Com grande atuação, o São Paulo venceu o Biguá (URU) por 98 a 84, conquistando de forma invicta a Basketball Champions League Americas. Após um primeiro equilibrado, os comandados de Bruno Mortari tomaram a ação do jogo e abriram grande vantagem, deixando em 24 pontos em momentos do último período.
Além disso, é a primeira conquista internacional do Tricolor na história. Com o título, o São Paulo se tornará anfitrião na próxima edição da BCLA, podendo ser a sede do “Final 8”.
Começo equilibrado, mas Tricolor dominou
Brasileiros e Uruguaios fizeram um grande primeiro quarto, com equilíbrio total. A vitória Tricolor por 30 a 26 foi justa, com um final excelente de Marquinhos, anotando cinco pontos. A partir daí, domínio do São Paulo nos dois períodos seguintes, vencendo por 27 a 21 e 27 a 13.
Mesmo com Donald Sims, candidato a MVP do torneio, a equipe uruguaia pouco reagiu na reta final. O camisa 8 anotou 17 pontos, e ajudou na vitória no último quarto, por 24 a 14. Mesmo assim, não foi suficiente para terminarem com o vice-campeonato, também histórico para a equipe.
Caboclo MVP do torneio e Shamell retornando
Quem pode ser considerado uma das grandes peças nessa conquista do Tricolor é Bruno Caboclo. O camisa 50 anotou, só na final, 29 pontos e 7 rebotes, e 73% de aproveitamento nas tentativas. Ele liderou durante o torneio muitos dados, como maior pontuador de 2 pontos, maior tempo em quadra, maior pontuador e outros.
Na reta final de jogo, Shamell entrou em quadra para comemorar com o time. O americano atuou por 43 segundos, sem anotar pontos, mas que foi importante para o torcedor Tricolor.
Foco agora é no NBB
Agora, as atenções do São Paulo voltam para o Novo Basquete Brasil. No próximo sábado (16), o Tricolor recebe em casa o Franca, líder da competição. A promessa do torcedor é lotar o Ginásio do Morumbi, também para recepcionar os atuais campeões da BCLA. O confronto acontecerá a partir das 17h, com cobertura do Torcedores.com na casa do Tricolor.
Além do título, a equipe paulista garantiu vaga no Mundial de Clubes em 2023, que será disputado em Singapura. Para o basquete brasileiro, será a chance de defender o título, já que o Flamengo é o atual campeão.