Alan Kardec teve sucesso em sua passagem no futebol brasileiro
O atacante brasileiro Alan Kardec, 33 anos, deve retornar ao futebol brasileiro nesta temporada. Revelado pelo Vasco e com passagem pela seleção brasileira, o atacante atualmente joga pelo Shenzhen, da China. Porém, o brasileiro está 5 meses sem receber salários, o que da o direito de acionar a FIFA pedindo uma rescisão de contrato. Se Kardec tiver o contrato encerrado com o clube chinês, o seu destino deverá ser o futebol brasileiro.
Alan Kardec admitiu que tem o desejo de retornar para o Brasil. Ainda em janeiro, o empresário do jogador, Marcos Casseb, revelou que havia sido procurado por clubes do país. O obstáculo, porém, é a janela de transferências, que se encerra no dia 12 de abril, na próxima terça-feira. O prazo é curto, mas os representantes de Alan Kardec pretendem fazer tudo que for possível para resolver a situação do atacante.
Esta é a segunda vez que Kardec passa por um problema de atraso de salários na China. Em 2020, ele ficou sete meses sem receber no Chonqing Lifan. Por conta disso, transferiu-se ao Shenzhen em 2021. Ele está no futebol chinês desde 2016.
Relembre a carreira de Alan Kardec
Revelado pelo Vasco, em 2007, Kardec foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro daquele ano. Ficou no Vasco até 2009 e acabou emprestado ao Internacional, mas quase não entrou em campo. No ano seguinte, foi comprado pelo Benfica mas não conseguiu se firmar.
Em 2011 foi emprestado ao Santos e em 2013 ao Palmeiras. Conseguiu se destacar nos dois clubes paulistas, até que na hora de renovar com o verdão, não chegou a um acordo e acabou indo para o São Paulo de forma polêmica. Na época noticiou-se que ele não renovou com o Palmeiras por causa de 10 mil reais.
No tricolor, Kardec também foi muito bem, até que em 2016 se transferiu para o Chongqing Lifan, da China, aonde viveu sua fase mais artilheira da carreira. Foram 57 gols em 108 jogos.