Diego Costa deixou o Atlético-MG neste ano e ainda não tem nova casa
O Transfermarkt, plataforma especializada em finanças do futebol, revelou na última semana o novo valor de mercado de alguns jogadores que estão sem clube.
Como geralmente acontece, a tendência para os atletas que estão livres no mercado por mais de um mês é de desvalorização, já que os valores são baseados em vários modelos de avaliação de preços, como idade, liga que atua e convocações para seleção nacional, entre outros.
E um dos fatores determinantes é que o jogador esteja em plena atividade, participando regularmente de treinamentos e jogos de uma equipe.
O atacante brasileiro Diego Costa, de 33 anos de idade, é um desses atletas que está sem clube e que teve desvalorização. Na nova atualização, o ex-jogador do Atlético-MG aparece com valor de mercado estimado em 4 milhões de euros.
Lembrando que, quando deixou o Atlético de Madrid em janeiro de 2021, Diego Costa estava avaliado em 10 milhões de euros. Uma queda brusca de 6 milhões de euros em pouco mais de um ano.
Se compararmos a 2018, o valor do centroavante despencou. Há quatro anos, quando trocou o Chelsea pelo Atlético de Madrid em sua segunda passagem, Diego Costa estava avaliado em 60 milhões de euros.
Ou seja, em pouco mais de quatro anos, o atleta brasileiro perdeu 56 milhões de euros em valor de mercado.
Diego Costa chegou ao Atlético-MG em agosto de 2021, permanecendo no clube mineiro até janeiro deste ano. Antes, atuou por Atlético de Madrid, Chelsea, Rayo Vallecano, Valladolid, Albacete, Celta de Vigo, Penafiel e Braga.
Depois de deixar o Galo, o atacante teve seu nome associado a Corinthians e Salernitana, da Itália, mas as negociações não avançaram. A expectativa é que Diego Costa acerte com um novo clube em julho deste ano para tentar recuperar alguns milhões do seu valor de mercado.