Após protestos da torcida nos últimos jogos em casa, Abel Braga entregou o cargo e não é mais treinador do Tricolor carioca
Nesta quinta (28), Abel Braga decidiu entregar o cargo à diretoria e não é mais treinador do Fluminense. Esta foi sua quarta passagem pelo clube carioca que, sob seu comando, conquistou três títulos do Campeonato Carioca (2005, 2012 e 2022) e um troféu do Campeonato Brasileiro, em 2012. Na beira do campo em 352 jogos, é o segundo técnico que mais comandou o Tricolor, com 145 duelos a menos que Zezé Moreira.
Na atual temporada, o treinador dirigiu o time das Laranjeiras em 26 oportunidades, sendo cinco derrotas, quatro empates e 17 vitórias, com 70,5% de aproveitamento. Foram 35 gols marcados e 15 sofridos, somando um saldo positivo de 20 tentos. O Tricolor sagrou-se campeão carioca depois de uma década em cima de seu maior rival, o Flamengo, além de também vencer a Taça Guanabara.
Após empatar sem gols com o argentino Unión Santa Fe na última terça (26), no Maracanã, resultado que deixou o Fluminense em situação difícil no Grupo H da Copa Sul-Americana, o time treinado por Abelão foi vaiado pela torcida, o que já havia acontecido nos jogos diante de Vila Nova (Copa do Brasil) e Internacional (Campeonato Brasileiro). Os torcedores reivindicam um melhor desempenho da equipe.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJzb01kMFFKRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Para Milton Neves, jornalista e colunista do portal “UOL Esporte”, a torcida tricolor mostrou “ingratidão” com o trabalho de Abel Braga, que deixou o clube com o melhor aproveitamento de todas as suas quatro passagens: 70,5%, contra 48,3% em 2017, 60,5% de 2011 a 2013 e 56,8% em 2005.
O comentarista também entende que, com a saída do Fluminense, o treinador agora passa a ser “enorme sombra” para Paulo Sousa no rival Flamengo, além de, segundo Milton, ser uma boa oportunidade para o time rubro-negro “se redimir” com Abelão.
“Olha, e agora falo muito sério: sem clube, Abel Braga se torna ENORME sombra para Paulo Sousa no Fla. O português ainda não pegou no breu na Gávea e, convenhamos, agora seria um bom momento para o Mengão se redimir com Abel”, escreveu Milton Neves em sua coluna desta quinta (28) no “UOL Esporte”. E completou:
“Sim, pois o que a diretoria rubro-negra fez com ele em 2019 foi uma grande sacanagem! E eu acho que daria certo, viu? Abel Braga é dos melhores técnicos que temos por aqui”.
Com o auxiliar-técnico Marcão comandando o time interinamente, o Fluminense volta a campo contra o Coritiba no próximo domingo (1), às 16h00, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em jogo da quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Tricolor e Coxa possuem os mesmos quatro pontos, mas o time do Paraná aparece em décimo lugar na tabela de classificação pelos critérios de desempate, enquanto a equipe do Rio de Janeiro ocupa a 13ª colocação.
— Torcedores.com (@Torcedorescom) April 27, 2022