Zé Rafael fez um belo gol de falta na vitória do Palmeiras sobre o Athletico Paranaense por 2 a 0
Autor do primeiro gol do Palmeiras na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico Paranaense, na final da Recopa Sul-Americana, Zé Rafael deixou um recado nas redes sociais para aqueles que o criticam.
“É normal ver os haters em desespero, eles falam mas não pagariam o preço!”, postou Zé Rafael, no Twitter.
— Zé Rafael (@93zerafael) March 3, 2022
Em cobrança de falta, Zé Rafael marcou o gol que inaugurou o marcado na vitória do Palmeiras. Danilo ampliou para o Verdão os minutos finais do segundo tempo. Veja os gols da decisão da Recopa Sul-Americana:
Gol histórico
Este gol de falta de Zé Rafael pode ser considerado histórico, pois foi o primeiro marcado em uma decisão por título oficial desde o Campeonato Paulista de 1959 – cuja final foi disputada em uma melhor de três, e, na derradeira partida, o Palmeiras sagrou-se campeão sobre o Santos de Pelé com gols de Julinho Botelho e Romeiro (de falta). Portanto, um feito inédito nos últimos 62 anos.
Este também foi o primeiro gol de falta do Verdão no ano e na temporada de 2022. Em 2021, o time alviverde balançou as redes em cobranças de tiros livres diretos em quatro ocasiões: duas com Gustavo Scarpa, uma com Patrick de Paula e outra com o próprio Zé Rafael.
Em sua história, o Palmeiras tem tradição por ter contado com grandes batedores de falta, como, Jair Rosa Pinto, Romeiro, Rinaldo, Tupãzinho, Jorge Mendonça, Evair, Arce e Marcos Assunção, por exemplo. Em uma partida disputada em 17/08/1947, no Pacaembu, o jogador Lula ajudou o Verdão a derrotar o São Paulo pelo Campeonato Paulista por 4 a 3 – três dos gols do Alviverde, curiosamente, foram do Lula e todos de falta (o outro tento do Palmeiras foi anotado por Oswaldinho).
Aos 28 anos, Zé Rafael é um dos jogadores mais antigos do atual elenco alviverde – chegou ao clube em 2018, vindo do Bahia. O jogador tem a característica de crescer em momentos decisivos e, por isso, tem a confiança do grupo e também do treinador Abel Ferreira.