Home Automobilismo Verstappen supera Leclerc e vence GP da Arábia Saudita de F1

Verstappen supera Leclerc e vence GP da Arábia Saudita de F1

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Verstappen conseguiu uma excelente e improvável vitória no GP da Arábia Saudita e escreveu sua primeira vitória na temporada 2022 da F1

Após excelente duelo pela liderança na reta final, Max Verstappen superou Charles Leclerc neste domingo (27) e venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A disputa ficou marcada por diversas reviravoltas na reta final, mas o holandês conseguiu garantir sua primeira vitória na F1 em 2022.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A CORRIDA

A expectativa pela largada era enorme e Max Verstappen conseguiu se destacar por arriscar-se e ultrapassar Carlos Sainz na primeira curva. Perez seguiu na liderança e Charles Leclerc na P2. Enquanto isso, Hamilton ganhou uma posição ao ultrapassar Zhou Guanyu.

Na sequência, George Russell conseguiu colocar sua Mercedes na quinta colocação ao ultrapassar Esteban Ocon, dando início à uma longa disputa contra seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, a partir da volta 5.

PUBLICIDADE

Alonso chegou a ultrapassar Ocon com a DRS mas o piloto mexicano conseguiu ultrapassar o espanhol na volta seguinte na curva 1. Aos poucos, a Alfa Romeo de Valtteri Bottas e a Haas de Kevin Magnussen estavam chegando mais perto. Enquanto isso, Hamilton seguia escalando o grid ao ultrapassar Ricciardo e Norris.

PUBLICIDADE

Zhou Guanyu tomou punição de cinco segundos por deixar a pista e ganhar vantagem em cima de Alexander Albon, e Hamilton conseguiu na volta 15 chegar à P10 ultrapassando Pierre Gasly.

Outro momento importante veio na volta 16 pois Nicholas Latifi bateu e acionou o Safety Car logo depois que Sergio Perez parou nos pit stops. O mexicano saiu prejudicado e perdeu a liderança para Charles Leclerc. Max Verstappen, companheiro de Red Bull, assumiu a segunda colocação.

Antes da relargada, Sainz demonstrou irritação pois acredita que estava à frente do piloto da Red Bull enquanto estava deixando a pista. Logo depois da relargada, acabou devolvendo a posição para o piloto da Ferrari.

Na volta 29, após batalhar com Kevin Magnussen por algumas voltas, conseguiu a ultrapassagem e formalizou a dobradinha da Mercedes na terceira fila.

PUBLICIDADE

Tudo indicava que a reta final da corrida seria tranquila, mas uma quebradeira tripla mudou o prognóstico. Em apenas um minuto, os pilotos Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas tiveram problemas mecânicos em seus carros e abandonaram a corrida na volta 37.

O Safety Car Virtual foi acionado, mas Lewis Hamilton não aproveitou pois foi chamado pela Mercedes depois que passou pelo pit stop. Logo na sequência, os pits foram fechados, frustrando o britânico que acabou parando na volta seguinte e caiu para a P12.

Quando tudo indicava que o final da corrida seria tranquilo, Max Verstappen conseguiu se reaproximar de Charles Leclerc com o fim do Safety Car Virtual na volta 42 e ultrapassou o piloto da Ferrari na reta oposta, mas acabou tomando o X na reta principal. Na sequência, Verstappen conseguiu ultrapassar novamente na curva final e Leclerc passou novamente.

Na reta final, o chefe da Red Bull disse para o atual campeão mundial controlar a situação e ultrapassar no momento certo. E assim foi, na volta 47, quando Verstappen pegou a liderança novamente e desta vez não deixou margem para ser ultrapassado novamente, conseguindo inclusive a volta mais rápida da corrida.

PUBLICIDADE

O monegasco ainda teve forte azar na penúltima volta pois foi impedido de utilizar o DRS na reta principal devido à contato entre Alexander Albon e Lance Stroll, complicado totalmente os planos da Ferrari e o holandês conseguiu garantir sua primeira vitória na atual temporada da F1.

 

Resultado final: GP da Arábia Saudita de F1

POS EQUIPE VOLTAS PITS VOLTA RÁPIDA
1 Red Bull 50 1
2 Ferrari 50 1 1:31.634
3 Ferrari 50 1
4 Red Bull 50 1
5 Mercedes 50 1
6 Alpine 50 1
7 McLaren 50 1
8 AlphaTauri 50 1
9 Haas 50 1
10 Mercedes 50 1
11 Alfa Romeo 50 2
12 Aston Martin 50 1
13 Aston Martin 49 1
Ret Williams 47 1
Ret Alfa Romeo 37 3
Ret Alpine 36 1
Ret McLaren 1
Ret Williams 0
Ret AlphaTauri 0 0
Haas 0 0
Better Collective