SENEGAL | 1(3)-(1)0 (1-1) |
EGITO |
---|
O Senegal garantiu sua vaga à Copa do Mundo nesta terça-feira (29) com vitória nos pênaltis diante do Egito de Mohamed Salah.
Os egípcios entraram com formação 5-4-1 tentando segurar o ímpeto ofensivo senegalês, mas a estratégia foi bem sucedida apenas por três minutos de jogo.
Logo na primeira chance do jogo na cobrança de falta na área, Rabia tentou cortar e a bola ficou viva para Dia conseguir vencer a disputa e concluir para o gol, empatando o confronto no agregado.
O Egito tentou manter a estratégia defensiva e o jogo ficou muito tenso com diversas faltas duras e discussões entre jogadores e comissões técnicas.
Aos 12′, uma nova chance de ataque pela direita com Sarr tentando jogada individual. Ciss aproveitou a sobra após o corte da zaga e cruzou, mas El Shenawy conseguiu defender.
Em nova oportunidade de gol, Cissé cabeceou após cobrança de falta e desperdiçou uma boa chance. Aos 26′ Mendy surgiu livre na entrada da área e arriscou o chute, parando na defesa do goleiro adversário.
E antes do intervalo, uma chance de ouro: A tentativa pela esquerda foi interrompida pela zaga adversária, que errou na saída e Mendy recebeu com total liberdade para chutar de fora da área com bastante perigo.
No início da etapa complementar o jogo acabou sofrendo uma mudança de prognóstico com o Egito chegando com mais perigo. Na esquerda aos 5′, Mendy fechou o ângulo do chute e a zaga afastou o perigo.
Na tentativa de resposta, Dia brigou pela bola dentro da área e foi travado por Ashour. Houve pedido de pênalti mas o jogo prosseguiu.
Mas a maior chance egípcia do jogo veio aos 30 minutos depois que o goleiro Mendy saiu do gol e Zizo tentou chutar cruzado com liberdade, mas acabou isolando e jogando fora uma chance de ouro.
E na melhor chance do tempo regulamentar, o Senegal perdeu a chance de decidir antes da prorrogação. Ismaliala escapou nas costas da zaga e recebeu de Mané para ficar no 1v1 contra El Shenawy e bater colocado, mas acabou errando o alvo e chutou para fora.
No primeiro tempo extra, a seleção senegalesa teve ótima chance após cobrança de escanteio com Cissé subiu firme e testando no gol, mas El Shenawy mais uma vez salvou o Egito.
E aos 4′, uma defesa de cinema. Mané desceu pela esquerda e foi na linha de fundo cruzando forte e rasteiro. Ismalia recebeu e chutou cruzado parando na defesa do goleiro egípcio.
Logo no início do segundo tempo extra, Gueye avançou pela esquerda e tentou chutar de fora da área levando bastante perigo. Mas o restante do segundo tempo ficou marcado por um Egito conseguindo segurar a pressão, levando a decisão para os pênaltis
As quatro primeiras cobranças foram desperdiçadas, inclusive e Mohamed Salah que bateu para fora. Quem abriu a contagem foi Ismaila Sarr. Mas o momento chave foi na quarta cobrança depois que Dieng converteu e Mendy defendeu a cobrança de Mostafa Mohamed.
A última cobrança de Senegal foi de Mané, o principal jogador da seleção e uma das estrelas do Liverpool. O atacante tomou distância e classificou Senegal para o mundial.
PÊNALTIS (SEN-EGI)
- Koulibaly (X) // Salah (X)
- Ciss (X) // Zizo (X)
- Sarr (O) // El Solia (O)
- Dieng (O) // Mostafa Mohamed (X)
- Mané (O)