São Paulo lidera Paulistão em finalizações, mas tem baixo aproveitamento; veja os números
Comandado por Rogério Ceni, São Paulo é o time que mais chuta a gol no Campeonato Paulista
Já classificado para as quartas de final do Paulistão, o São Paulo lidera o torneio em finalizações totais, com 170 em 11 partidas. Ou seja, uma média de 15,45 arremates por jogo. Entretanto, os números (apresentados pelo FootStats), dão conta de que apenas 34,12% destes chutes levam o caminho da meta adversária — 38 dos 170 totais.
E não para por aí. Na verdade, o aproveitamento do São Paulo em termos de pontaria é, no geral, ruim. Isso porque, embora seja o time com mais finalizações no Paulistão, o Tricolor do Morumbi possui apenas o sexto melhor ataque do campeonato estadual, com 16 gols.
Além disso, o SPFC precisa de 10,6 chutes para conseguir marcar um gol. Trata-se, portanto, somente da 9ª melhor marca entre todos os 16 clubes do Campeonato Paulista. Confira a lista completa deste quesito abaixo:
https://twitter.com/Footstats/status/1503155111786434564
A pontaria do São Paulo precisa melhorar?
Dentro do elenco do SPFC, o principal responsável pelas finalizações é Jonathan Calleri. O argentino soma, até o momento, vinte arremates em dez partidas disputadas. São cinco gols para o artilheiro da equipe, que ainda conta com uma média de 45% de acerto nos chutes. Ou seja, nove dos 20 arremates foram na direção do gol.
Enfim, se o São Paulo carece de mais capricho nos disparos, o último jogo do time ficou acima das expectativas. Diante do Mirassol, os comandados de Rogério Ceni marcaram três gols em seis arremates que tiveram o rumo da meta do oponente. Foi a terceira vez na temporada que o Tricolor anotou três tentos num mesmo jogo.
Agora, o time tem pela frente o Manaus, em partida da Copa do Brasil, que será disputada nesta quarta-feira (16), no estádio do Morumbi. Depois, o desafio é diante do Botafogo-SP na última rodada da fase de grupos do Paulistão. O São Paulo já está classificado na 1ª colocação do grupo B, podendo enfrentar Ferroviária ou São Bernardo nas quartas de final. Vale lembrar, aliás, que o SPFC é o atual campeão estadual.